Banco de Alimentos recebe 19 toneladas de produtos de agricultores rurais

O Banco de Alimentos Josué de Castro, em Jardim América, ficou pequeno para as 19 toneladas de alimentos comprados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nessa quarta-feira (28). A aquisição dos produtos é realizada diretamente por 172 trabalhadores rurais cadastrados no programa. A intenção é beneficiar o fomento da agricultura familiar da cidade e de outros municípios do Estado.

O programa funciona como uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que auxilia na renda dos produtores rurais, beneficiando as famílias que trabalham com o cultivo da terra, também contribui para alimentar as cerca de 300 famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a 15 instituições sociais do município, que recebem cestas básicas desses produtos. O PAA é um convênio entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Dessa vez, as famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional cadastradas no programa também terão à mesa ovo caipira. O produto é a grande novidade desta edição do PAA, que distribuirá 380 dúzias. Além dos ovos caipiras, também foram entregues: iogurte, ricota, queijo, banana prata, banana maçã, aipim, cebolinha, coentro, mostarda, mamão, goiaba, laranja, milho, couve flor, beterraba, abobrinha, pães, biscoito e diversos outros alimentos que são produzidos pela agricultura familiar.

img_3940-copiar

Woshington traz alimentos de Santa Maria de Jetibá



"Dessa vez, trouxe cenoura e repolho, mas também entrego feijão e inhame. Infelizmente, alguns produtos vão faltar ou ser substituídos nas próximas edições por conta da falta de chuvas para irrigação”, relatou o produtor Woshington Henrique Machado, 28 anos, de Santa Maria de Jetibá. Ele conta que para baratear os custos da entrega, os fornecedores enviam seus produtos por meio de uma só pessoa. Desta vez, Woshington foi o responsável por trazer os ovos produzidos por outro agricultor, por exemplo.

img_3953-copiar

Manuel trabalha com orgânicos para manter a saúde de família



Morador da região de Boa Vista há 77 anos, Manuel Coutinho, trabalha desde os 20 como produtor rural. Começou a produzir frutas e verduras com os pais, hoje falecidos, e continua o cultivo com sua família até hoje. O simpático produtor entrega sua produção também para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que contribui para a melhora de sua produção e renda.

“Todo meu plantio é de orgânicos, mas somente alguns possuem certificação. Gosto de produzir desta maneira para manter a saúde da minha família e das pessoas que receberão todos esses alimentos”, disparou Coutinho.