Unidades de Saúde estão com a programação especial no Outubro Rosa
Por Isabela Campanha, postado em 10/10/2016
Fotos Lucas Calazans
As unidades básicas de saúde de Cariacica receberam um colorido especial para acolher as mulheres neste Outubro Rosa, o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Para estimular o diagnóstico precoce, neste mês, o número de autorizações de mamografias será duplicado, sendo que por dia estão sendo realizados até 100 exames. Ao procurar o posto de saúde, o público feminino ainda encontra reforço no quadro de coleta de preventivo, consultas com especialistas e ações de orientação para a saúde preventiva.
A abertura oficial do mês rosa na Unidade de Cariacica Sede aconteceu nesta sexta-feira, dia 7, com direito a um delicioso café da manhã, sorteio de brindes e corte de cabelo. As mulheres que procuraram a unidade na manhã de hoje participaram de uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama, com orientações dos principais sintomas, diagnósticos, autoexame e tratamentos
![img_4721-copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2016/10/IMG_4721-copiar-300x200.jpg)
O obstetra e ginecologista Paulo Catharino Filho, que atende na unidade há 17 anos, alertou para a cura da doença quando diagnosticada precocemente. “É muito importante a mulher conhecer o seu corpo e perceber os sinais, por isso, a recomendação é realizar o autoexame uma vez por mês. Nos casos de mulheres com o histórico familiar de câncer de mama, o cuidado deve ser redobrado. Quando identificado algum nódulo, tipo de secreção, a mulher deve procurar um médico especialista. Quanto mais cedo identificado, maior a chance de cura”, orientou o médico.
A dona de casa, Neusa Maria Moreira da Silva, de 51 anos, ficou sabendo da palestra e foi buscar mais informações sobre a doença. Ela aproveitou e já saiu da unidade com a autorização da mamografia. “Já queria mesmo fazer o exame. Saí da palestra ainda mais atenta a minha saúde. Coisas simples como o autoexame podem ajudar a curar a doença”, contou a moradora de Cariacica Sede.
![img_4695-copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2016/10/IMG_4695-copiar-300x200.jpg)
Na Unidade de Santa Fé, a programação desta quinta-feira, dia 6, foi com o grupo de idosos já atendido pelo posto que puderam aprofundaram a discussão do tema. Aos 72 anos, a aposentada Ana Ferreira da Silva, sabe que o autoexame é uma ação simples com um grande resultado. “Minha irmã teve câncer de mama duas vezes, e ela descobriu sozinha apalpando os seus seios regularmente. Isso ajudou ela se curar”, contou Ana.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) revela que duas em cada três mulheres com câncer de mama perceberam o nódulo por si próprias. A avaliação precoce contribuiu, na maioria dos casos, para identificar a doença no seu estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.
Com um histórico familiar de câncer de mama, dona Helena Teixeira, de 67 anos, sabe que não pode se descuidar quando o assunto é avaliação precoce. “Minha mãe morreu de câncer de mama e minha irmã já teve, mas diferentemente da minha mãe ela descobriu cedo e conseguiu se tratar e hoje está bem. Antes mesmo dos 40 anos eu já realizava regularmente o exame e sei que não posso deixar de fazer. Todos os anos realizo o check-up”, explicou.
Assim como nas unidades de Cariacica Sede e Santa Fé, o cronograma de ações para o Outubro Rosa está repleto de serviços de saúde preventiva e muita informação, com palestras e rodas conversas. Confira abaixo a programação completa e participe!
Outubro Rosa nas Unidades de Saúde de Cariacica: