Casa da Cidadania aberta com os serviços da Semdes
Por Isabela Campanha, postado em 14/10/2016
Fotos Lucas Calazans
Gerência de Capacitação, Emprego e Renda (Gecaper), Procon Municipal, Coordenação dos Direitos da Mulher (CODIM) e Gerência de Política de Promoção da Igualdade Racial (GPPIR). A partir de agora, todos esses serviços estão reunidos num só lugar: a Casa da Cidadania, em Flexal I. A proposta dessa união é levar para o cidadão ações dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) para os moradores da Região 1, que compreende oito bairros. O espaço abriga os principais atendimentos assistenciais, contribuindo para a promoção da cidadania.
Na segunda, uma equipe da Gecaper atende logo cedo, a partir das 9h, e oferece as vagas disponíveis na semana, além de realizar cadastramento para cursos de capacitação e estágios. A casa já formou duas turmas de curso de fotografia, numa parceria com o Governo do Estado por meio do projeto Ocupação Social. As aulas acontecem na segunda-feira, na parte da tarde, e na sexta-feira à noite.
Além das atividades já programadas, o espaço ainda é sede para algumas ações extras como curso de modelo para as jovens e apresentações culturais. Antes, o local recebia os projetos Mulheres da Paz e Projeto. Com a conclusão dos programas, o município vem investindo para garantir que os serviços cheguem ao cidadão, e continua na comunidade com outros atendimentos da assistência.
Para a subsecretária de Direitos Humanos da Semdes, Lourdinha Zanon, a casa funciona como um ponto de apoio da secretaria para os moradores da Grande Flexal. “Estamos com diversos serviços oferecidos pelos equipamentos da Semdes e desenvolvendo atividades para a promoção da cidadania, autonomia e do bem-estar dessas pessoas. Estamos com a proposta de trazer mais ações para a casa. O projeto de capoeira para os jovens já está em fase de implantação e vai motivar a garotada para a prática de esporte”, ressaltou Lourdinha.
Nas terças e quintas acontecem oficinas de artesanato e habilidades manuais, resgatando a autoestima das mulheres da comunidade. A equipe da Coordenação dos Direitos da Mulher leva para o local o Projeto Empodearte, com os grupos de convivência e oficinas motivacionais, proporcionando momentos de interação, aprendizado e até como forma de incentivo para melhorar a renda familiar.
Eliene Freitas, de 30 anos, é uma dessas mulheres que encontrou nas oficinas um caminho de aprendizado e estímulo para continuar desenvolvendo o trabalho com o artesanato. “Eu já gosto de artesanato. Faço algumas coisinhas em casa para vender, como flores de cetim. Mas aqui eu já aprendi várias técnicas, muitas coisas que ainda não sabia. Já fizemos colagem de pó de café em garrafa, tulipa de tecido e bolsa de caixa de leite. Quem sabe posso aprimorar e tirar uma renda com isso, ainda mais que eu estou desempregada. Além disso, me sinto bem aqui, até já chamei minha irmã para participar também”, explicou Eliene.
Confira a programação do mês de outubro da Casa da Cidadania:
Dia 17 (segunda-feira): das 9h às 11h – Gecaper
Das 13h às 16h – Aula de Fotografia
Dia 18 (terça-feira): das13h às 16h – Oficinas de Artesanato
Dia 19 (quarta-feira): das 14h às 16h30 – Outubro Rosa para as mulheres negras
Dia 20 (quinta-feira): das 13h às 16h – Oficinas de Artesanato (Projeto EmpodeArte)
Dia 21(sexta-feira): das 9h às 11h – PROCON
Das 13h às 16h – Aula de Fotografia
Dia 24 (segunda-feira): das 9h às 11h – Gecaper
Das 13h às 16h – Aula de Fotografia
Dia 25 (terça-feira): das13h às 16h – Oficinas de Artesanato
Dia 26 (quarta-feira): das 14h às 16h30 – Atendimento ao público
Dia 27 (quinta-feira): das 13h às 16h – Oficinas de Artesanato (Projeto EmpodeArte)
Dia 28 (sexta-feira): Ponto facultativo
Dia 31 (segunda-feira): das 9h às 11h – Gecaper
Das 13h às 16h – Aula de Fotografia
Serviço:
Casa da Cidadania
Endereço: Rua Lourival de Almeida, Flexal I
Contato: 3354-5565