Educação adquire três ônibus adaptados para alunos com deficiência

Três novos ônibus escolares, totalmente adaptados para transportar crianças que fazem uso de cadeira de rodas, chegaram à Secretaria Municipal de Educação (Seme), na semana passada. Com esses coletivos, a capacidade de atendimento aos alunos com deficiência aumentará de 24 para 100 usuários, por turno. Os veículos foram adquiridos por meio de um convênio com o Governo Federal no valor de R$ 559.200.

img_5959-copiarimg_5946-copiarOs novos ônibus contam com: plataforma elevatória, área para cadeira de rodas, poltrona preferencial com cinto de segurança subabdominal, comunicação tátil interna e externa para estudantes com deficiência visual, espaço para cão guia, ar-condicionado, sensor de ré e câmera de ré. Dois desses veículos possuem 11 assentos e três espaços para cadeiras de rodas. O outro tem espaço para quatro cadeiras de rodas e quatro alunos sentados.

Os coletivos atenderão crianças dos turnos matutino e vespertino, além dos alunos que frequentam as atividades extras oferecidas no contraturno, pela Seme. Com a chegada dos novos carros, os estudantes passarão a contar com cinco veículos adaptados para crianças com deficiência. Antes, eles eram atendidos por duas vans adaptadas.

img_5957-copiarimg_5975-copiarDe acordo com a subsecretária para assuntos pedagógicos, Ione Aparecida Duarte dos Santos Dias, para o aluno ter acesso ao transporte adaptado, basta, no ato da matrícula, os pais ou responsáveis solicitarem ao gestor da unidade escolar. “Além de crianças que fazem uso de cadeira de rodas, também poderemos atender os alunos autistas e deficientes visuais, por exemplo”, destacou a subsecretária.

Os três coletivos começarão a rodar no início do ano letivo de 2017. Pois, no momento, os carros estão na fase de licenciamento e emplacamento. A aquisição do novos ônibus aconteceu por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, que abriu Ata de Registro de Preço este ano e permitiu a compra. Hoje, dos 43.250 alunos da rede municipal de ensino de Cariacica, 1250 são portadores de necessidades especiais.