Processo de demarcação do Parque Natural Mochuara é iniciado

Mais 51 pontos de demarcação serão colocados para circundar toda circundar a área do parque. FOTO: Semco/Lucas Calazans

Mais 51 pontos de demarcação serão colocados para circundar toda circundar a área do parque. FOTO: Semco/Lucas Calazans


O Parque Municipal Natural do Monte Mochuara, o primeiro parque de Cariacica, recebeu a primeira demarcação dos 52 pontos necessários para circundar a área com 436,18 hectares de extensão e 9,390 quilômetros de perímetro. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), na Estância Vale do Moxuara, na zona rural do município, aos pés do monte que dá nome ao local. A conquista da área de preservação ambiental foi comemorada com a presença do prefeito Geraldo Luzia Júnior, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e autoridades convidadas.


O secretário da Semmam, Renan De Nardi De Crignis, comentou que a construção da Área de Preservação Ambiental (APA), obtida por meio de compensação ambiental no valor de R$ 2,5 milhões, consolida uma ação que vai ao encontro da sociedade. “Esta, sem dúvida, é uma aquisição de extremo valor para toda a comunidade cariaciquense e para o meio ambiente. Será um parque voltado tanto para o lazer, quanto para a preservação de espécies específicas da região, animais em risco de preservação e a flora presente”, contou.


O plano de manejo do parque está em andamento e este servirá como um manual de utilização da unidade de conservação, pois ele orientará todas as atividades de funcionamento. Segundo o analista ambiental da Semmam, Paulo Alves, o próximo passo a ser feito é a identificação das propriedades que passam pela área do parque e que contenham documentação de posse para iniciar a indenização aos proprietários.


O líder comunitário do bairro Mochuara, Gilberto Leite Vieira, acredita que o parque trará benefícios para o município. Ele espera que os produtores rurais do entorno não sejam prejudicados se houver desapropriação. “Aguardo que o poder público seja sensato com todos nós que dependemos do campo para viver. Todos os 40 agricultores são de base familiar e esperam poder contribuir com a preservação”, argumentou Vieira.


ponto1


 

 

 

 

O prefeito lembrou que a comunidade do entorno não será esquecida. Haverá uma ação prévia de informação e conscientização junto a esses moradores. “Iremos continuar com o nosso trabalho contínuo e consistente com o produtor rural, reforçando com eles que é possível produzir sem agredir o ecossistema”, observou.


 

 

 

 

A previsão é que o Parque Natural Mochuara, com toda a estrutura necessária à visitação, seja entregue em 2016.

 

Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira