Jogos educativos melhoram o aprendizado e estimulam a inclusão no CMEI Julio Coutinho
Por Rosa Mariana, postado em 07/11/2016
Fotos Lucas Calazans

De acordo com Rutinea, os jogos feitos com sucata apresentam os números para os pequenos de várias formas. “Trabalhamos estatística, quantidade, noção de tempo e volume, além de cores e as letras do alfabeto. Para mim, todas as crianças são especiais. Podemos utilizar os jogos de maneiras diversas, dependendo da estratégia e de acordo com as habilidades dos pequenos”, conta.
O projeto começou com a ideia de montar uma brinquedoteca com jogos que proporcionassem o desenvolvimento da linguagem e noções matemáticas. Inicialmente os jogos foram criados para o ensino de matemática e para a inclusão dos três alunos com necessidades especiais, mas o sucesso foi tão grande que todas as turmas de 4 e 5 anos se beneficiam, brincando com o conhecimento.

Para a professora Marinês Feitosa Leite, a evolução das crianças após a implantação dos jogos de sucata foi nítida. “Quem tinha um pouco mais de dificuldade, agora consegue acompanhar a turma. Cada aluno tem a sua forma de assimilar o que é ensinado, mas todos aprendem brincando, cada um com seu jeito”, avalia.
“Houve melhoria na atenção, na coordenação motora, na identificação das partes do corpo... E todos os jogos são feitos com material reciclável, que ensinam também a preservar o meio ambiente – mais uma coisa que eles já aprendem desde cedo”, conta a diretora do CMEI Julio Coutinho, Fernanda Lima Siqueira.