Nova iluminação favorece atividade física e lazer na orla de Cariacica
Por Marcelo Pereira, postado em 04/11/2016
Fotos Lucas Calazans
A orla de Cariacica, com a nova iluminação, ficou mais atraente para quem faz atividade física. Agora, aquela caminhada, corrida ou passeio de bicicleta podem ser feitos até altas horas. As luminárias instaladas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), deram um novo visual, contribuindo para o conforto tanto dos passantes quanto dos motoristas, além de ampliar a sensação de segurança. Uma multidão passou a aproveitar o benefício, ocupando o local e dando um outro aspecto ao que, antes, era uma área escura, pouco atraente. Agora, o trecho de dois quilômetros entre a divisa com Vila Velha, da sede da Polícia Federal, até a antiga Ponte Preta, entrada para o bairro Porto de Santana, é point do esporte e do lazer em nome da vida saudável. E tendo o mar como testemunha.

Os amigos Wanderley Júnior, 17 anos, e Júlia Rangel, 16, passaram a esticar o horário de lazer na orla de Cariacica depois de instalada a nova iluminação
Os estudantes Wanderley Júnior, 17 anos, e Júlia Rangel, 16, passaram a estender o horário dos exercícios depois que as 158 luminárias brancas entraram em cena. Moradores de Porto de Santana, os amigos não precisam mais se preocupar com o por do sol. "Antes, a gente aproveitava por causa do horário de verão. Agora, com a pista iluminada, a gente consegue se exercitar mais, sem ter a ânsia de terminar tudo logo por causa da escuridão", reforça Júnior. "A sensação de segurança também aumentou. Com a iluminação, vem mais gente caminhar, o local não fica mais tão isolado como antes", observou.
A iluminação também incentivou a dona de casa Nilcéia dos Santos Gomes, 49, a incluir mais um turno de malhação em seu dia-a-dia. "Faço esta caminhada pela manhã e com essa rede de iluminação passei a incluir exercício noturno também. Ficou muito bom, a comodidade é bem maior", elogia a moradora de Porto de Santana. Já o jardineiro Luciano Felisberto, 33, aprovou o visual e reforça a questão da segurança. "Com um local bem iluminado, as pessoas se sentem mais seguras, passam a vir em maior quantidade e a freqüência aumenta, tornando a orla um local mais bonito e que vale a pena a gente praticar exercício", reforça. Ele também lembrou que o cenário da orla, com vista para a baía de Santo Antônio, a vista da Segunda Ponte e das Cinco Pontes, deixa o esforço do treino até mais suportável.
Pescaria

O aposentado Damião Fantinato com a esposa, o filho e o cãozinho Luk: moradores de Vila Velha que frequentam Cariacica por causa da orla iluminada
As novas luzes facilitam o passatempo de quem gosta de pescar. Não é difícil encontrar pescadores ao longo do trajeto aguardando o peixe fisgar a isca. O aposentado Damião Fantinato, 59, é um deles. Com a esposa Jandira, 41, o filho Leonardo, 14, e o cãozinho Luk, aproveita o máximo. "A iluminação deu uma nova vida. Isso aqui está bom demais", comemora.
Damião detalha que usa a orla iluminada para caminhar com a família e garantir também o passeio do cachorro. Também pedala na ciclovia. E arremata a diversão com o molinete de pesca. "Não é história de pescador, não. Aqui dá muito peixe. E com todas essas luminárias, podemos ficar mais tempo esperando sem nos preocupar com o horário pois está vindo mais gente pescar por causa da iluminação", finaliza. Detalhe: ele mora em São Torquato, em Vila Velha. "Vale a pena vir aqui sempre. Falo que moro em Vila Velha mas a minha diversão é em Cariacica", finaliza.
Iluminação
Cento e cinquenta e oito luminárias foram acionadas entre a divisa com Vila Velha, da sede da Polícia Federal, até a antiga Ponte Preta, entrada para o bairro Porto de Santana. "São equipamentos de LED, de luz branca, com potência de 90 watts. Elas trarão, além de beleza ao paisagismo da orla, conforto e segurança para pedestres, ciclistas e motoristas”, informa Chico Pardal, assessor executivo de Gabinete e responsável pela iluminação pública de Cariacica.
O trecho de dois quilômetros recebeu 93 bases de cimento armado, locais de fixação dos postes, dispostos em uma distância de 20 metros entre eles. O investimento na orla da cidade foi de R$ 234.217,20.
O local já possui iluminação do lado contrário onde serão colocadas as lâmpadas de LED. As mesmas foram trocadas há três meses. As lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts foram substituídas por vapor metálico de 400 watts.
Mais cenas da orla iluminada