Biblioteca Municipal de Cariacica discute o medo e o mistério na literatura de forma divertida

img_7768-copiar

A temática do sobrenatural vai ser desenvolvida junto a crianças e adultos



Bruxas, histórias de crimes, seres sobrenaturais, mistérios e aquele sentimento do medo, com frio na espinha, vão dar o ar da graça na Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, da próxima quarta-feira (16) até o final de novembro. Mas, calma, ninguém vai morrer de susto. Tudo será feito de uma maneira bastante divertida, incentivando a leitura. A equipe de profissionais elaborou uma programação especial que vai colocar os frequentadores e leitores para se depararem com os personagens que causam, ao mesmo tempo, arrepios e fascínio. É o projeto "Biblioteca Misteriosa", que, assim como destaca clássicos e best sellers da literatura dark do acervo, também vai propor atividades a partir dessas histórias no campo da música, cinema, artes plásticas além de palestras com escritores, poetas, compositores e especialistas do tema. Fãs de Harry Potter, da saga "Crepúsculo", amantes da literatura de zumbis e vampiros, já tem por lá um encontro marcado.

img_7715-copiar

Todas as salas da Biblioteca Municipal Madeira de Freitas foram ambientadas como cenários de histórias de suspense, mistério e terror



img_7751-copiar

Amantes de histórias de detetive poderão elaborar seu próprio enredo na Sala da Investigação, onde um crime fictício foi cometido



"A ideia foi irmos além da apresentação do livro. Muitas dessas histórias já são de conhecimento público. Queremos promover esses títulos por meio dessas atividades diferenciadas, evidenciando quão fascinantes são o medo e o mistério na literatura mundial e de como isso nos descreve e nos atrai", explica a biblitecária-chefe, Marcelle Queiroz. Para fazer todo mundo já entrar no clima, o espaço foi ambientado com decoração baseada nessas histórias. Caldeirões mágicos, vassouras de feiticeira, vestígios de fantasmas, marcas de pegadas passaram a conviver com os livros e computadores. Alguns salas foram adaptadas para cenários onde vão ocorrer as atividades de recreação. A criançada poderá ajudar uma bruxinha com amnésia a lembrar do próprio nome e de seus feitiços, além de brincarem em outras atividades envolvendo curiosidades a respeito de vampiros, zumbis e sacis. Os jovens e adultos colocarão sua criatividade à prova na Sala da Investigação, onde os amantes da literatura de histórias de detetives poderão elaborar uma história num lugar onde um crime fictício foi cometido.

Palestras e oficinas

Além das atividades lúdicas, um amplo leque de oficinas artísticas, exibição de filmes, palestras e contações de história completam a programação. Do dia 16 ao dia 21, cursos na área artística como feitura de adereços e pintura facial estarão direcionados às crianças. Um dos destaques é o curso de composição de trilhas sonoras, sob o tema de mistério, com Fleverson Tavares, professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O curso, marcado para os dias 17, 18 e 24 (sempre com início às 9h30 e às 14h30), será concluído com uma apresentação da Orquestra de Violões de Viana, no encerramento das aulas.

raquelcantora

A musicista Raquel Passos fará um momento especial com as crianças no dia 22. Foto: divulgação



Ainda na área da música, a musicista e cantora Raquel Passos, também professora da rede municipal de Cariacica, bebe na fonte do mistério e do suspense e promove um encontro com crianças e jovens no dia 22, a partir das 16h.

escritoralilian

A escritora Lilian Menenguci, autora do livro infantil "Os Medos de Lili", vai conversar com a garotada como lidar com o medo no dia 25. Foto: divulgação



Entre as palestras, estão encontros com escritores, psicólogos e compositores. A bibliotecária Rita Santos, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), irá promover contação de histórias, no dia 23, para crianças (às 9h30) e idosos (às 14h30). A escritora Lilian Menenguci, autora do livro infantil "Os Medos de Lili", vai conversar com os leitores sobre seu processo de criação desta história. Nela, uma garotinha aprendeu a conviver com seus medos e os transformou em inspiração para a vida. Tudo acontece no dia 25, às 9h30.

A psicóloga Paola Albernaz Reggiani vai desvendar o que há por trás dos contos de fada, enfocando a subjetividade e o emocional trabalhado nessas histórias. É no dia 29, a partir das 9h30.

Também no dia 29, o Coletivo Aprender Cultura, de Flexal 2, vai promover a partir das 14h, uma oficina de literatura com uso das rimas utilizadas no rap. A oficina "Feliz na Quebra Dá" irá usar o ritmo do rap para incentivar nos participantes o prazer de manipular as palavras.

Expectativa

A decoração que transformou a biblioteca Madeira de Freitas na casa do suspense já provoca o interesse dos frequentadores. A professora Idriana Souza, que leciona para séries iniciais na rede estadual, e moradora de Campo Grande, já está agendando visitas de seus alunos para aproveitar ao máximo a programação.

img_7778-copiar

A professora Idriana Souza, moradora de Campo Grande, já está programando uma visita de sua turma para as sessões de contação de história



"Eu já trabalho com eles um projeto de leitura. Os momentos de contação de história muito me interessa pois é sempre bom a gente trabalhar com estímulos. O que está sendo feito aqui na biblioteca, com essas salas ambientadas, já é um aspecto bastante positivo e que vai atrair a atenção deles", sintetiza.

Serviço:

A Biblioteca Misteriosa

Discussão da temática do terror, suspense e mistério na literatura com ações de incentivo à leitura.

Oficinas de música, jogos temáticos, palestras, contação de histórias.

Quando: de 16 a 30 de novembro.

Onde: Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, Rua Vale do Rio Doce, 34, Campo Grande, Cariacica.

Informações: 3386-3376

Confira programação completa

Galeria de fotos da Biblioteca Misteriosa