Defesa Civil de Cariacica vistoria áreas de risco com representantes do Banco Mundial e agência de cooperação japonesa
Por Marketing, postado em 04/02/2014
![Cariacica tem 52 polígonos mapeados, que são áreas onde há residências em risco potencial.FOTO: Semco/Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/mundial.jpg)
Cariacica tem 52 polígonos mapeados, que são áreas onde há residências em risco potencial.FOTO: Semco/Lucas Calazans
Representantes do Banco Mundial, Defesa Civil Estadual de Pernambuco e Agência de Cooperação Internacional Japonesa (Jica) estiveram em Cariacica, na manhã desta terça-feira (4), para uma visita aos pontos mais afetados no município pelas fortes chuvas do fim do ano de 2013. A vistoria, que também ocorreu em outros municípios, teve a finalidade de observar o que está sendo feito pelas Defesas Civis municipais e rever o que pode ser adicionado ao projeto de reconstrução do Espírito Santo, em relação à gestão de riscos e desastres, ministrado pelo banco, e que está em estruturação junto ao Governo do Estado.
Em Cariacica, a visita foi guiada pelo coordenador da Defesa Civil local, Jarbas Siqueira, e percorreu as áreas mais prejudicadas pelos temporais de dezembro. Foram vistoriados pontos dos bairros Porto de Santana, Sotelândia e Bandeirantes, considerados os mais críticos em relação a deslizamento de encosta. Para o coordenador, a esperança que Cariacica seja beneficiada pelo projeto é grande.
“Eu vejo uma grande possibilidade do município ser incluído como uma das cidades beneficiadas pelo projeto de gestão de riscos e desastres. Além destes bairros mais críticos visitados, temos um mapeamento de 52 polígonos, que são áreas onde há residências em risco potencial. O município teve, ao longo dos anos, ocupações desordenadas, o que agrava riscos em determinadas áreas”, ressaltou Siqueira.
A presença da Defesa Civil Estadual de Pernambuco serviu como troca de experiências. No ano de 2010, o estado também foi bem afetado por conta da chuva. Já os representantes da Jica, vieram com o propósito de conhecer as demandas do Espírito Santo e ver a possibilidade de contribuir para o crescimento do Estado.
Caminhando para a prevenção
A Defesa Civil de Cariacica já tem dado passos na prevenção de desastres causados pela chuva. É que o município foi contemplado com 11 pluviômetros, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e um destes já foi instalado na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itaquari.
Além disso, a Defesa Civil, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), também fez o levantamento dos locais que necessitam de muros de arrimo. E ainda tem desenvolvido uma fiscalização constante para que a população não construa em locais inapropriados. A limpeza de valões também será retomada, visto que o mês de março é um período chuvoso.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira