Chuva: Comitê de Prevenção de Desastres Naturais traça ações integradas

A Prefeitura Municipal de Cariacica voltou a acionar o Comitê de Prevenção de Desastres Naturais diante do alerta de chuvas fortes para todo o Espírito Santo até o final de novembro. Representantes das secretarias de Defesa Social, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Gestão e Planejamento, Saúde, Educação, Agricultura, Gabinete e Coordenação Executiva de Comunicação traçaram planos de ação e procedimentos para atender a população em casos extremos. O encontro aconteceu na manhã desta quinta (17), no Palácio Municipal.

O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, conduziu a reunião. Ele frisou que as secretarias devem exercitar a integração e o diálogo com as comunidades. "Reforçaremos nosso contato com os  pessoas que integram os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), presentes nos bairros e que dão suporte ao trabalho da Defesa", ressaltou. O prefeito avaliou que as respostas da Defesa Civil às demandas têm sido rápidas. Porém, reforçou a colaboração das demais secretarias em caso emergencial. "Em momentos críticos, as secretarias podem colaborar fornecendo uma lista de voluntários entre os seus servidores", recomenda.

O diálogo com a sociedade civil e movimentos também está incluído. Juninho lembrou do bom resultado de acolhida e assistência que teve com as igrejas do município nas temporadas de chuva em 2013. "A Prefeitura estará, mais uma vez, em sintonia com as igrejas nesta questão das chuvas. Com a ajuda delas, evitamos usar as escolas como locais de abrigo e isto funcionou muito bem", comparou.

O secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro, pontuou as ações realizadas pela Defesa Civil. O órgão está em alerta, monitorando as áreas de risco e quem vive nela. A observação em encostas e leitos de rios será acompanhada de possíveis notificações a quem está em ocupação irregular. "A função da Defesa Civil é fazer o trabalho de atendimento mas também o de alerta. Iremos reforçar nosso pedido para que haja desocupação de áreas de extremo perigo", planeja.