Curta o verão sem problemas de pele

A radiação do sol reflete na água, na areia e no concreto, por isso use filtro solar mesmo estando à sombra.FOTO: vivasemcancer

A radiação do sol reflete na água, na areia e no concreto, por isso use filtro solar mesmo estando à sombra.FOTO: vivasemcancer


Micoses superficiais, câncer e queimadura solar. Esses são os três problemas de pele mais comuns no verão, apontados pelo dermatologista Luciano de Lima Barbosa, da rede municipal de saúde de Cariacica. As causas das enfermidades apontadas vão desde o ambiente propício à proliferação de fungos, criado pelo calor e pela umidade, à exposição ao sol sem proteção adequada.


Ele lembrou que na cidade há atendimento especializado nas unidades de Mucuri, Sotelândia e Jardim América. Para a consulta é necessário o encaminhamento. Nos casos mais graves, em que é preciso a realização de cirurgia, os pacientes são encaminhados para rede estadual.


 

 

Saiba mais:


Micoses:


Elas são causadas por fungos, que tendem a se proliferar em local quente e úmido. O verão é um prato cheio para eles pois o calor, o suor e a oleosidade da pele proporcionam a umidade desejada. Os sinais que apontam para a doença são manchas, que podem vir acompanhadas de coceira, escamação e pequenas feridas. O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser orientado pelo dermatologista. Pode variar de 30 a 60 dias. Dependendo do quadro, o médico poderá prescrever creme, loção, talco ou medicação via oral. O importante é que o paciente não interrompa o tratamento quando os sintomas desaparecerem pois há risco do fungo criar resistência.


Prevenção:


* Evite o uso de roupas e sapatos apertados, que não permitam a transpiração. * Use sabonetes que ajudam a controlar a oleosidade da pele. * Seque bem o corpo após o banho, principalmente nas regiões de dobras como entre os dedos dos pés e virilha. *Evite ficar com roupas úmidas por longo período.


Câncer de pele e queimaduras solares


Carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente no Brasil. Ele se dá por meio da predisposição genética somada à exposição ao sol, sem a proteção adequada. Acomete principalmente pessoas de pele mais clara. Os indícios da doença são o aparecimento de nodulações em áreas expostas ao sol, a exemplo do rosto e dos braços, e feridas que não cicatrizam há mais de seis meses. A doença pode ser tratada cirurgicamente ou com pomada ou radioterapia. O carcinoma basocelular tem cura.


As queimaduras solares também são causadas por excesso de exposição aos raios ultravioletas do sol, sem proteção adequada. Geralmente causam vermelhidão da pele, sensação de queimação e, além disso, podem gerar bolhas e feridas. Para tratar, o indivíduo deve usar creme hidratante três vezes ao dia e tomar, ao menos, três litros de água a cada 24h.


Prevenção


* Use filtro solar com indicação de um dermatologista, pois cada tipo de pele tem um fator de proteção solar (FPS) adequado. * O ideal é utilizar um filtro solar de, no mínimo, fator 30. * No verão, evite exposição solar entre 9h e 17h. Em outras estações do ano, a restrição fica entre 10h e 16h. * Se for inevitável ficar ao sol, proteja-se com bonés, chapéus, viseiras e óculos escuros. Não dispense um tempo na sombra. * Na praia, a radiação solar é refletida pela areia. Não dispense o uso de filtro mesmo se estiver à sombra.


Serviço:


Para a consulta é necessário o encaminhamento médico. Confira abaixo as unidades de saúde de Cariacica que oferecem atendimento dessa especialidade:


Jardim América Telefone: 3346-6562 ou 3346-6563 Endereço: rua Nicarágua, s/n Horário de Atendimento: 7h às 17h, de segunda a sexta-feira


Sotelândia Endereço:rua Fernando Antônio, s/n Telefone:3346-6555 Horário de Atendimento: 7h às 17h, de segunda a sexta-feira


Mucuri Endereço: rua dos Pinheiros, 18 Telefone: 3346-6544 Horário de Atendimento:7h às 17h, de segunda a sexta-feira


Informações à Imprensa: Texto: Verônica Aguiar Jornalista responsável: Marcelo Pereira