Hospital dos Ferroviários será reaberto e beneficiará moradores de Cariacica

O Hospital dos Ferroviários atenderá a Região Metropolitana, principalmente os municípios de Vila Velha, Cariacia, Viana e interior do Estado. FOTO: Semco/Lucas Calazans

O Hospital dos Ferroviários atenderá a Região Metropolitana, principalmente os municípios de Vila Velha, Cariacia, Viana e interior do Estado. FOTO: Semco/Lucas Calazans


Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, nesta segunda-feira (03), a assinatura do termo de requisição administrativa do Hospital dos Ferroviários, localizado em Vila Velha. A medida beneficia a cidade de Cariacica, já que o atendimento do hospital também abrangerá os moradores do município.


Inicialmente, o hospital deverá ser reaberto com metade dos 95 leitos previstos. As primeiras 50 acomodações serão destinadas para atendimento clínico. A previsão é que sejam disponibilizadas dentro do prazo de 60 dias.


reaberturadohospitalferroviario2


“O Hospital dos Ferroviários é emblemático para a população de Cariacica. Muitos cariaciquenses eram atendidos no hospital. Era necessário reabri-lo de alguma forma, mas com uma política de construção consciente e oferecendo serviço de qualidade”, considerou o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior. Ele esteve presente no ato ocorrido no Palácio Anchieta, em Vitória.


Na ocasião, o governador Renato Casagrande pontuou a preocupação em ampliar o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e os investimentos realizados nas áreas. Em Cariacica, citou a construção do Hospital Geral. “Já concluímos a negociação da desapropriação da área onde será o hospital e iniciamos o pagamento aos donos do terreno”, anunciou, frisando o compromisso na área da saúde pública. O primeiro hospital público da cidade será construído próximo ao estádio Kleber Andrade, no bairro Rio Branco.


Ferroviário
O Hospital dos Ferroviários atenderá a Região Metropolitana, principalmente os municípios de Vila Velha, Cariacia, Viana e interior do Estado.


Fundado em 1918, o Hospital Associação Beneficente dos Ferroviários da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi administrado pela Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB). Em 2006, o Governo do Espírito Santo celebrou com a associação a contratualização visando à execução de atividades assistenciais de média e alta complexidade, o que ampliou os serviços ofertados.


Em fevereiro de 2013, diante a identificação de irregularidades na gestão da Associação dos Ferroviários, não foi possível a renovação da contratualização, até então pactuada, o que resultou na paralisação dos serviços.


A requisição administrativa por meio de decreto é permitida pela Constituição Federal em caso de eminente perigo público, conforme consta o artigo 15. A reabertura é uma forma de estar bem estruturado para eventual aumento de casos de dengue e leptospirose, em função das últimas chuvas.


Distribuição dos 95 leitos
13 álcool e drogas para adolescentes
8 de cuidados paliativos
27 cirúrgicos
34 clínica médica
10 leitos de UTI




Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira