“Cidade 100% Legal” está em Itacibá

Nara é dona de uma loja na qual vende produtos de beleza e a mantém 100% legal. Na imagem, ela mostra o alvará em dia, que deve ficar exposto em local visível na loja. FOTO: Semco/Marlon Marques

Nara é dona de uma loja na qual vende produtos de beleza e a mantém 100% legal. Na imagem, ela mostra o alvará em dia, que deve ficar exposto em local visível na loja. FOTO: Semco/Marlon Marques


O projeto “Cidade 100% Legal” implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), por meio da Subsecretaria de Micro e Pequena Empresa, não para. Depois de sua implantação no final de 2013 ter contemplado o comércio de Campo Grande, o bairro a receber a ação agora é Itacibá. O objetivo é orientar os empreendedores de Cariacica sobre a importância de se estar em dia com a documentação e prazos legais.


A ação busca, ao invés de autuar locais que estão em falta com documentação, dar informações sobre as facilidades encontradas no atendimento simplificado que é feito pela Casa do Empreendedor. O projeto consiste em uma visita aos empreendimentos com técnicos munidos do instrumento chamado de Comunicado de Notificação, que funciona como um “checklist” dos documentos exigidos para o funcionamento legal. São avaliados CNPJ, IPTU, CND fiscal e imobiliário e alvará do Corpo de Bombeiros.


Em Itacibá, a previsão é visitar cerca de 400 empreendimentos, dos quais 120 já receberam os agentes. A ação é realizada todas as terças-feiras entre 9h e 17h. Os agentes aplicam um questionário e tiram as dúvidas dos pequenos empresários na hora, orientando que procurem a Casa do Empreendedor para qualquer tipo de atendimento.


Em dois momentos, as equipes da Casa do Empreendedor foram a uma loja de cosméticos e a um centro de formação de condutores de Itacibá. Nara Moraes, proprietária da loja de produtos de beleza, sempre procura manter a documentação correta. Do contrário, isso pode significar perda de clientes. “Ver as portas do seu estabelecimento fechadas por falta de licença pode causar perda de credibilidade, além de dias de trabalho. Será que meus clientes voltariam depois disso? Fazemos questão de manter assim, tudo certinho. Três meses antes de vencer já providenciamos toda a documentação. Nosso contador nos ajuda a fazer esse controle”, contou.


hugoedener


Os irmãos Hugo e Dener Hackbardt estão à frente de um empreendimento responsável pela educação de futuros motoristas e, quanto à documentação em dia, dão exemplo. Eles enalteceram o trabalho preventivo da Semdetur. “O trabalho da prefeitura de orientar, antes de punir, é muito importante. Nós, que somos fiscalizados tanto pela prefeitura quanto pelo Detran, precisamos mais ainda nos manter em dia. Até acho que, para nós, a documentação exigida é pouca”, afirmou Hugo.


Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira