Câmeras tagarelas em funcionamento em Campo Grande

Duas câmeras tagarelas foram instaladas pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) na última semana de novembro e já estão em funcionamento em pontos da avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. O novo equipamento vai permitir que os agentes, que já monitoram a área durante 24 horas, possam

img_5244-copiar também chamar a atenção de um eventual infrator em tempo real. A "bronca" pode ser por uma irregularidade no trânsito, despejo de lixo em área indevida ou mesmo um princípio de tumulto ou tentativas de crimes.

As câmeras com microfones integrados estão na altura da rotatória da Caixa e na altura do supermercado Epa. A via no bairro foi escolhida por contar com grande circulação de pessoas e veículos.

Segundo o  secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro, o novo equipamento vem acrescentar maior eficácia ao trabalho de prevenção e combate à violência urbana e colaboração às funções das Polícias Militar e Civil. "Esse sistema de áudio bidirecional digital irá inibir certas atitudes pois agirá num contexto de ato ilícito, lembrando aos ouvintes que a área conta com videomonitoramento. Além disso, também servirá de alerta para que pedestres e motoristas tenham atitude de responsabilidade nas vias do entorno", resume.

Ribeiro acrescenta que os infratores não serão identificados especificamente quando cometerem alguma irregularidade. "Vamos chamar a atenção, por exemplo, com 'motorista, use o cinto de segurança'. Vamos evitar frases diretas para não constranger as pessoas", diferencia.

Assim, as mensagens, ditas por vozes anônimas, advertências como "Cidadão, não jogue lixo nas ruas. Mantenha a cidade limpa", "Atenção ao pedestre: respeite a sinalização de trânsito" e "Atravesse com segurança: aguarde a sinalização do semáforo".

Os equipamentos estarão em fase de teste. A intenção é que mais câmeras tagarelas sejam instadas em Cariacica ao longo de 2017.