Hanseníase: evento no bairro Oriente encerra mês de combate à doença em Cariacica

A oficina de autocuidado é um dos serviços oferecidos pela Prefeitura para auxiliar os portadores da doença. FOTO: Semco/Claudio Postay

A oficina de autocuidado é um dos serviços oferecidos pela Prefeitura para auxiliar os portadores da doença. FOTO: Semco/Claudio Postay


Para encerrar o mês de combate à hanseníase em Cariacica, na próxima sexta-feira (31), das 9h às 12h, será realizada uma mobilização, ao lado da unidade de saúde de Oriente. A atividade inclui exame clínico para diagnóstico da doença, com encaminhamento para unidade de referência, se for necessário. Além disso, haverá panfletagem e profissionais para tirarem dúvidas sobre o assunto. O evento é direcionado a toda a população. Para participar, basta apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem for usuário da unidade de Oriente deve apresentar o cartão individual de consulta.


A hanseníase é uma doença que deixa de ser contagiosa após o primeiro mês de tratamento e que tem cura. Contudo, o desconhecimento dessas informações, por parte da sociedade, gera isolamento familiar e social destes pacientes, o que acaba por trazer ainda mais sofrimento aos portadores da enfermidade.


A enfermeira e referência técnica municipal no assunto, Aline Tatagiba de Oliveira Lima, esclareceu como deve ser o cotidiano da pessoa em tratamento. “Ela pode e deve ficar junto de sua família, no trabalho, na escola, sem sofrer separação ou rejeição. Por isso, o tratamento é feito em ambulatório e o portador deve continuar a realizar suas atividades normalmente”, explicou.


Este ano, ainda não foi registrado nenhum caso de hanseníase em Cariacica. Contudo, em 2013 foram identificadas 76 pessoas com a doença e, em 2012, 102. Um dos indícios do problema de saúde são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com perda ou alteração de sensibilidade.


O diagnóstico passa pelo exame clínico de pele, realizado em qualquer unidade de saúde. Se for necessário, o paciente é encaminhado para a unidade de referência para a confirmação por meio da baciloscopia e/ou biópsia. A Secretaria Municipal de Saúde monitora a doença e realiza oficinas de autocuidado para quem tem ou teve hanseníase, incluindo apoio psicológico para pacientes e seus familiares. Em Cariacica, os pontos de atenção à saúde que são referência em hanseníase são o Pronto Atendimento de Itacibá e a unidade básica de Jardim América.


Saiba mais


A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de alto poder incapacitante. Ela é causada pelo Mycobacterium leprae, também chamado de bacilo de Hansen, que tem afinidade pela pele e nervos periféricos. Entre os sintomas, estão área de pele seca e com falta de suor, queda de pêlos (especialmente os das sobrancelhas), manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com perda ou alteração de sensibilidade. O tratamento realizado no SUS é feito a partir da associação de vários medicamentos, conforme classificação do estágio da doença. O contágio só acontece se o doente não estiver em tratamento e se dá por meio de fala, tosse, espirro e respiração.


Serviço:


Ação em combate à hanseníase


Quando: nesta sexta-feira (31), das 9h às 12h.
Onde: tenda montada ao lado da unidade de saúde de Oriente, na rua Senador Eurico Rezende, 29, Oriente.
Telefone: 3346-6567 ou 3346-6574
Quem pode participar: toda a população
Documentos necessários: os usuários da unidade de saúde de Oriente devem levar o cartão de consulta. Demais interessados devem apresentar o cartão do Sistema Sistema Único de Saúde(SUS).


Referências em hanseníase


Pronto Atendimento de Itacibá: atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h (consultas médicas são pré-agendadas). Endereço: rua Guarapari S/N,Itacibá. Contato: 3346-6576.


Unidade básica de saúde de Jardim América: atendimento de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h (consultas médicas são pré-agendadas).


Endereço: rua Nicarágua S/N, em Jardim América. Contato: 3346-6563.





Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira