Emef Antero José do Nascimento é um dos exemplos de educação inclusiva em Cariacica
Por Rosa Mariana, postado em 05/12/2016
Fotos Lucas Calazans
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Segundo a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola, Sueli Loureiro da Silva, os estudantes contam com o reforço do conteúdo trabalhado em sala de aula. “Desenvolvemos o trabalho no contraturno, horário contrário ao que a criança estuda normalmente. O conteúdo é desenvolvido de acordo com as dificuldades de cada uma”, explica. Além desse atendimento, a escola Antero José do Nascimento possui elevador, sala de recursos, professor colaborador e estagiárias de Pedagogia que atuam como cuidadoras.
A pedagoga Patrícia Coitinho dos Santos explica que a Emef Antero José do Nascimento mantém diálogo com as famílias das crianças para um acompanhamento da rotina em casa. “Eles participam de tudo normalmente. Conversamos também com os outros alunos para não haver tratamento diferente”.
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Para Cristina, o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional mostra que a parceria entre pais e a escola para a inclusão pode colaborar na transformação de estudantes com necessidades especiais. “A cidade demonstra respeito e atenção a essa demanda da sociedade e que está preparada para o enfrentamento ao preconceito com as pessoas com algum tipo de deficiência física”, afirma.
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Inclusão e diversidade
O estudante Mateus Marim Ribeiro, de seis anos, está no 1º ano e tem hiperatividade. São desenvolvidas atividades próprias para crianças com distúrbios de comportamento e déficit de atenção. “Procuramos novas formas de trabalhar o conteúdo da sala de aula de forma mais interessante para esses alunos, de forma lúdica. Envolvemos atividades como desenhos, músicas e jogos de memorização”, esclarece.
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A Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (CDI/Seme) desenvolve atividades específicas para 1250 alunos nas 106 unidades de ensino da rede municipal. Além disso, para melhor atender aos alunos com necessidades especiais, foram adquiridos três novos ônibus adaptados, aumentando para cinco o número de veículos do transporte escolar.
Para que a criança com necessidade especial seja atendida pela rede municipal de Educação, é preciso que no ato da matrícula (no caso das escolas de Ensino Fundamental), ou do cadastro de pretensão de vagas (nos Centros de Educação Infantil), os pais ou responsáveis apresentem cópia laudo médico.