Jardim Botânico receberá primeira Praça Saudável de Cariacica

rojeto da Praça Saudável: equipamento terá área de corrida, ginástica e esportes de quadra. FOTO: Sesport/Divulgação

rojeto da Praça Saudável: equipamento terá área de corrida, ginástica e esportes de quadra. FOTO: Sesport/Divulgação


Cariacica começa a caminhar mais firme nas políticas de promoção ao esporte e lazer. No ano em que foi instituída uma secretaria exclusiva para os assuntos, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), já foram implantadas ações do Projeto Cariacica Saudável e, na tarde desta quarta-feira (29), o município assinou convênio com o Governo do Estado para a construção da primeira Praça Saudável da cidade.


O aparelho será instalado no bairro Jardim Botânico, na Avenida Caçaroca, ao lado da unidade de saúde, com a configuração de 2000 metros quadrados, medidas que o terreno comporta, com custo de R$ 906.028,67. O convênio foi assinado durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, firmado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esprtes e Lazer (Sesport), com Cariacica e outros 31 municípios. Ao todo serão construídas 38 unidades semelhantes em várias regiões do Estado. Estiveram na cerimônia o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Vandinho Leite, deputados estaduais e prefeitos de algumas das cidades contempladas.


O secretário municipal de Esportes e Lazer de Cariacica, Edivaldo Erlacher, afirmou que a unidade é a primeira e que outros locais serão contemplados em convênios futuros. No momento, sua equipe trabalha no processo de regularização de outros quatro terrenos que comportem a instalação de uma praça saudável.


semel


Complementando a linha da Semel, o prefeito Geraldo Luzia Júnior disse que a ideia é levar essas praças para locais com números negativos quanto à segurança e ao desenvolvimento social. Facilidade para construção também será levada em consideração. “Nossos esforços estão voltados para a agilidade de garantir esses convênios. Portanto, a maior facilidade de liberação da área e grau de necessidade das comunidades foram os parâmetros que usamos para definir estes pontos”, afirmou. Ele deu a declaração ao lado do governador e acompanhado do secretário Erlacher e do subsecretário de Esportes e Lazer, Rafael Cardoso Leite (foto à esquerda).




Praça Saudável
A praça, a ser instalada em Jardim Botânico, terá o mesmo padrão das demais que serão espalhadas pelo Estado. Para prática de esportes de areia, uma quadra oficial permitirá o uso para beach soccer, futevôlei e vôlei de praia.


Além disso, serão instalados iluminação, equipamentos para exercícios livres, paisagismo, calçada para caminhada e corrida, área de convivência, recreação e lazer. Haverá também aparelhos de carga elevada, com levantamento de pesos. Para se exercitar nestes aparelhos, será necessário acompanhamento de um profissional formado em Educação Física, que fará orientação individual a cada um dos praticantes. Como base para os trabalhos, será construído um quiosque para armazenar material utilizado pelos professores, onde também funcionará o núcleo de orientação. A previsão é que a construção se inicie neste primeiro semestre.




Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira