Idesc lança Guia de Serviços Turísticos de Cariacica

Profissionais do setor turístico agora contam com uma cartilha atualizada para apresentar Cariacica aos turistas. Foi lançado nesta quinta-feira (08) o Guia de Serviços Turísticos da cidade, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Na ocasião, também foram apresentadas as 7 Maravilhas eleitas em concurso que totalizou aproximadamente 17.500 votos.

O informativo foi elaborado pela Gerência de Fomento ao Turismo do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc) em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). No lançamento, o diretor do Idesc, Albuíno Azeredo Júnior, ressaltou que o momento é de mudança da visão sobre Cariacica. "O turismo é responsável por uma grande parcela de desenvolvimento em vários municípios. Percebemos que faltava em Cariacica uma ferramenta para profissionais e visitantes. Temos vocação para turismo pedagógico, de aventura, de comércio, religioso, agrícola e gastronômico. Neste ano tivemos muitas ações produtivas para o município, como a I Copa de Voo Livre e os Encontros de Food Truck, por exemplo. Pretendemos divulgar ainda mais Cariacica", afirma.

A gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Serviços do Sebrae, Renata Vescovi, destacou a parceria para a qualificação do setor turístico. "Além das capacitações, esse Guia foi um esforço coletivo. É um instrumento de desenvolvimento para a geração de novos negócios, e também mostra os atrativos culturais de Cariacica. Essa parceria já consolidada tem rendido bons frutos e ainda temos muitos desafios pela frente", afirma.

"O Guia de Serviços Turísticos é um material muito rico e deverá estar em permanente construção, assim com Cariacica. Ainda temos muito o que fazer, mas já percebemos que a autoestima do morador da cidade já começou a crescer. Prova disso é a escolha das 7 Maravilhas, em que a população participou votando nos atrativos com que ela mais se identifica. Precisamos avançar ainda mais. O turismo é um dos pontos que precisamos conversar de maneira mais ampliada, com o envolvimento e estímulo dos demais municípios da Região Metropolitana", avalia o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho.

O proprietário do Rancho Pedra Negra, Davi Barcelos, recebeu uma das placas alusivas às Corredeiras de Maricará. A propriedade faz parte do Circuito Turístico Terras Altas e também conta com uma rampa de voo livre. Para Davi, o turismo é uma fonte de economia que gera emprego e renda. "Precisamos incentivar o morador a conhecer mais Cariacica, que tem uma cultura e uma história muito ricas, além de belezas naturais. Temos muito potencial a ser explorado", explica.

Veja as fotos na galeria: