Retratos e paisagens de Cariacica nas mãos de Jonas da Conceição
Por Marlon Marques, postado em 22/12/2016
Fotos Claudio Postay
A grande noite de um artista é quando a plateia se junta diante de sua obra, a contempla e, com aplausos, aprova o trabalho. Rostos, expressões, sentimentos, além de imagens que identificam o dia a dia de Cariacica foram parar nas telas pelas mãos habilidosas do pintor e escultor Jonas da Conceição, que teve sua noite especial nesta quarta-feira (21), no Shopping Moxuara, onde pode apresentar o resultado do projeto “Cariacica retratada por fotos, desenhos e caricaturas”. O projeto foi beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, João Bananeira, que tem por objetivo valorizar o artista da cidade e proporcionar ao público contato com a arte e cultura.
Natural de Cariacica e morador do bairro Porto Novo, Conceição se emocionou e agradeceu a cada um por ter permitido a ele ter revelado sua arte. Para o artista, mais que a habilidade em conseguir fazer os traços perfeitos é captar o que cada olhar dizia naquele momento. Este foi o ideal que motivou a exposição, um pouco diferente do usual. Além dos quadros expostos e de uma tela ainda sendo finalizada pelo artista, ao fim do evento, cada rosto registrado pelo pintor foi levado pelo modelo que emprestou seu tempo em prol da arte. Motorista, administrador, ambulante, professor, caixa, estudante, prefeito. Não importando a origem, a história ou a condição social, cada um deles ganhou um retrato pintado a mão, uma obra de arte.
A operadora de caixa Érica Silva, 26, não tinha nenhum quadro com seu rosto, mas foi acompanhando o marido e o filho que foram modelos para o artista. "Não teríamos condições de adquirir um trabalho deste se não fosse assim, parte do projeto financiado pela lei de incentivo. Os quadros ficaram lidos e vou levá-los para casa com orgulho", contou.
O motorista Jean Silva, marido de Érica, falou sobre o exemplo para o filho. "Ele está maravilhado e tenho certeza que serviu de inspiração. Esses bons exemplos é que temos que dar aos nossos filhos, quem sabe descobre um talento para o desenho futuramente? Ou não, mas aprende a se dedicar para alcançar o sucesso", comentou.
Outro agraciado na noite foi o barbeiro Laudiomar Schmidel. Vizinho do artista, agora ampliou a coleção em casa. "Jonas é praticamente meu vizinho, conheço o trabalho dele, a dedicação. Eu já tenho um retrato que fez, no ponto que trabalha na Praça do Papa. São pinturas de uma qualidade ímpar e, desta vez, terei o manguezal do meu bairro na parede", comemorou ao ter o número sorteado para levar uma das telas com paisagens da cidade. As demais telas com paisagens passarão ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica.
"Ver tantas pessoas aqui, vendo o que eu fiz, dá orgulho. Porquê mais que apenas traços bem definidos e retratos perfeitos, eu busco mostrar o que a pessoa está sentindo. Quando me dizem que alguém ficou bonito, penso que essa pessoa conseguiu me passar boas coisas, e por isso a pintura revelou esse lado dela", disse Jonas.