Cariacica completa 126 anos redescobrindo sua história

Se perguntarmos nas ruas qual a data de aniversário de Cariacica, o que escutaríamos? Apesar de ter grafada na bandeira o dia 30 de dezembro, é possível que alguns respondam 24 de junho. O que leva a isso é que a segunda data é o dia do padroeiro da cidade, São João Batista, enquanto a outra é a real data de emancipação do município.


Na sua história, Cariacica foi uma terra que era conhecida como a fazenda que abastecia a capital e as cidades vizinhas, principalmente nas regiões de Roças Velhas, Ibiapaba e Maricará. O então povoado seria elevado a freguesia, se chamando Distrito de São João Batista de Cariacica, apenas na década de 1830. Nesta época, as terras eram anexas a Vitória. Já em 1890, se tornou a Vila de Cariacica e, ao fim do mesmo ano, pelo decreto estadual nº 57, de 25 de dezembro, foi emancipada da cidade vizinha se tornando município, tendo como data oficial de criação 30 de dezembro, constante na bandeira da nova cidade.


Mesmo assim, por algum tempo o aniversário de Cariacica foi comemorado na mesma data do santo padroeiro, São João Batista. Alguns fatos ajudaram a gerar esta confusão, sendo o principal deles uma lei do legislativo municipal (Lei nº 516, de 1971) que autorizava ao executivo comemorar o aniversário da cidade junto à festa do santo. Desde então, em vários anos foi realizado uma festa única.


Porém, a atual administração em busca da valorização histórica e em respeito às duas importantes datas no calendário municipal, está resgatando a memória e comemorando o aniversário no dia 30 de dezembro, sem desprestigiar o feriado tradicional e religioso. Em junho, promoveu o toque da alvorada, em Cariacica Sede. Na noite do dia 23 inaugurou o Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto.