Taxistas recebem a certificação após curso de direção defensiva

Taxistas ganharam a certificação em evento nesta quarta (15) no auditório do Sest/Senat.FOTO: Semco/Claudio Postay

Taxistas ganharam a certificação em evento nesta quarta (15) no auditório do Sest/Senat.FOTO: Semco/Claudio Postay


Mais de 300 taxistas ganharam certificado de qualificação nesta quarta-feira (15). Eles participaram do curso de capacitação profissional, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Cariacica, por meio da Secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), e o Serviço Social do Transportes e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). As aulas tiveram foco na direção defensiva, primeiros socorros e no atendimento ao cliente. A solenidade foi no auditório do Sest/Senat, em Alto Lage. Estavam presentes para prestigir os taxistas o prefeito Geraldo Luzia Junior, a secretária de Serviços e Trânsito (Semset), Ana Flávia, entre outras autoridades municipais e entidades parceiras.


De acordo com o professor Cleberson Luiz Loreato, um dos mestres do curso, a formação é importante para o exercício dos profissionais. “O conteúdo estudado é fundamental e necessário no currículo destes motoristas. Também é importante que os taxistas continuem renovando a capacitação”, frisou.


 

Domingostaxi2


Foram formadas seis turmas com média de 50 alunos cada. Para Rogério Barcelos, coordenador de Táxis de Cariacica, o evento foi um sonho alcançado pela categoria. O curso possibilitou ao taxista Domingos Ramos da Silva, 57 anos, aprimorar o desenvolvimento do seu trabalho. “Gostei muito porque foi possível adquirir mais consciência no trânsito, ser mais paciente com as pessoas e tratar bem os passageiros”, explicou. Silva disse ainda que está disposto a aproveitar as oportunidades. “É a segunda capacitação que participo e se houver outra também farei”, planejou.


 

 

juninhotaxi1


O prefeito aproveitou o momento para ouvir algumas reivindicações da categoria e incentivá-los a buscar a capacitação profissional. “Nós estamos fazendo trabalhos paralelos porque é muito difícil identificar alguns segmentos ainda no município. Em Cariacica, os taxistas não são diferentes, pois nem todos têm o uniforme ou a credencial, precisamos mudar esses procedimentos”, frisou.


Ele ainda incentivou a formação profissional lembrando das oportunidades que a cidade está alcançando. “O Sest/Senat é um parceiro nosso na capacitação. Isso é o que pretendemos: a formação para os nossos munícipes. Na Copa deste ano, Cariacica deve receber as seleções da Austrália e de Camarões. Com eles também chegarão os jornalistas. Querendo ou não, alguns utilizarão os táxis. O taxista que se aprimorar vai conseguir fazer a interlocução com os passageiros. Se vocês podem avançar no conhecimento individual avancem”, incentivou.


Informações Adicionais:


Texto: Analine Izoton

Jornalista responsável: Marcelo Pereira