Reunião na Semdes discute políticas públicas para pessoas em situação de rua

IMG_4070 copiar

Representantes do Movimento População de Rua se reúnem com secretária de Desenvolvimento Social



Garantia e defesa dos direitos das pessoas em situação de rua e ampliação de serviços voltados para este público, para que possam ter autonomia e dignidade. Estes foram os principais temas discutidos na manhã desta terça-feira (17) entre os representantes do Movimento População de Rua do Estado e a secretária municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Cristina Elmor.

O encontro foi realizado na sede da Semdes, em Campo Grande, e teve como objetivo estreitar as relações entre a Secretaria e o Movimento, com a discussão sobre os problemas enfrentados pelas pessoas em situação de rua, para somar esforços que visem a solução dos problemas enfrentados por eles diariamente.

“Estamos discutindo melhorias nas políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua. Queremos ajuda-los a se reorganizarem e, para solucionar os problemas que este público enfrenta, a secretaria quer unir forças com o movimento para ajudar a manter a dignidade destas pessoas”, considera Cristina Elmor.

Para o coordenador estadual do Movimento População de Rua, Bruno Donato dos Santos, o movimento serve como mediador de conflitos nas áreas de risco social.

“Nós estamos sempre abertos ao diálogo com as partes envolvidas, para evitar confrontos e violência. A exclusão por parte da sociedade dificulta a aproximação a população de rua, que é sempre exposta a julgamentos. São pessoas que precisam de moradia, abrigo e acesso à saúde. Temos que oferecer ferramentas a estas pessoas, por meio de políticas públicas, para que possam ter autonomia e dignidade”, pontuou o coordenador.

Lei Orgânica

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) é responsável pela implantação e implementação da política pública de Assistência Social em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social, com a Política Nacional de Assistência Social, com o Sistema Único da Assistência Social e com outras leis específicas da área da Assistência Social.

Abordagem

A equipe de técnicos que atua no serviço de abordagem trabalha com o convencimento da população em situação de rua. Por isso, estas pessoas não podem ser obrigadas pela Prefeitura a saírem das vias do município. A Secretaria realiza o serviço de abordagem de rua e direciona este público às suas residências ou abrigos.