Unidades de Ensino se preparam para a volta às aulas em Cariacica

IMG_6668 copiarO ano letivo da rede municipal começa na próxima segunda-feira (06) e as unidades de ensino de Cariacica se preparam para receber os cerca de 44 mil estudantes. Além de melhorias nas estruturas físicas, como limpeza, pinturas e pequenas reformas, as escolas de Ensino Fundamental e os centros de Educação Infantil do município estão em semana de formação com os professores para mais um ano de muito trabalho.

IMG_6688 copiarUm exemplo é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Melo Sobrinho, em Vila Palestina, que passa pelos últimos retoques para começar o ano letivo a todo vapor. Nesta quarta-feira (01), começaram as formações com os docentes efetivos e temporários. A diretora da Emef, Racielly da Penha Almonfrey, ressalta a importância dos primeiros encontros da equipe. “Este é o principal momento desse início de ano, pois é quando apresentamos as normas da escola. Além disso, avaliamos os projetos realizados no ano passado e já discutimos os planos para este ano”, conta.

IMG_6679 copiarPara a professora de Matemática Martha Maria Simmer, o trabalho em conjunto começa antes das aulas. “Escola é equipe. O trabalho de cada um faz a diferença e o nosso sucesso é a aprendizagem do aluno. Esse primeiro contato já afina a sintonia entre os colegas mais antigos e os mais novos. A partir dos resultados obtidos anteriormente, traçamos novos objetivos. A nossa prioridade é o estudante”, conta. Entre os projetos discutidos na formação, estão o Semearte, o Desporto Escolar e a banda marcial da Manoel Melo Sobrinho. Além disso, o laboratório de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da unidade de ensino destaca-se por concentrar o atendimento a alunos surdos de toda a rede. “Recebemos os estudantes e atendemos no contraturno das aulas deles nas escolas regulares. É bom apresentar o projeto para os novos colegas. Esse encontro estimula a convivência entre os funcionários”, explica.

IMG_4754 copiarO trabalho em equipe fortalece a boa reputação da escola junto à comunidade. Para o autônomo Wemerson Nascimento Bergamin, as recomendações da Emef Manoel Melo Sobrinho foram decisivas para matricular a filha Lays Oliveira Bergamin na unidade de ensino. “Ela estudava na rede estadual e agora que vai para o sexto ano. Fiquei feliz por conseguir uma vaga aqui, porque moramos em São Geraldo e a escola é referência com os projetos que tem”, conta.