Banco de Alimentos distribui 20 toneladas de doações a entidades e famílias carentes

Na manhã desta sexta (10), foram distribuídas 20 toneladas de gêneros alimentícios adquiridos da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A entrega é a terceira do ano, numa parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e Agricultura e Pesca (Semap).

Foram contempladas famílias de Cariacica em vulnerabilidade social além de 15 entidades socioassistenciais da cidade. A distribuição foi no galpão do Banco de Alimentos Josué de Castro, em Jardim América.

"Tivemos que alterar o nosso calendário de entregas, normalmente feito quinzenalmente às quintas-feiras, devido ao problema enfrentado por nossa cidade, assim como de outros municípios, pela falta de policiamento e de transporte coletivo. Mas não deixamos de fazer pois essas famílias necessitam desses produtos. Para muitos é a única fonte de nutrição", explica a secretária de Desenvolvimento Social, Penha Cristina Elmor.

As famílias  são cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de quatro bairros: Nova Rosa da Penha, Itacibá, Sotelândia e Rio Marinho e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) do Bairro Itacibá.

Além dos beneficiários do Cras e Creas, os alimentos também foram entregues a entidades como Reame, Casa de Apoio, Lar do Idoso Avedalma, Fé e Alegria, Semeart, Abrigo Pop Rua, Orfanato Cristo Rei e comunidades terapêuticas.

As famílias irão receber uma variedade de alimentos, como frutas (maracujá, bananas e abacate); legumes (couve flor, abóbora, batata doce, quiabo, inhame, abobrinha, repolho); folhas (couve flor, cebolinha, rúcula, salsa, pão), fubá, inclusive, de qualidade orgânica, e até biscoitos.

PAA
Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a Semap compra gêneros alimentícios diretamente de produtores da agricultura familiar de Cariacica e depois os doa a 15 entidades socioassistenciais do município (Reame, Apae, Casa de Apoio, Orfanato Cristo Rei, entre outras) e às famílias cadastradas pelos CRAS, por meio do Banco de Alimentos/Semdes.