Novos professores conhecem a estrutura de trabalho da rede de ensino de Cariacica

A subsecretária pedagógica, Patrícia Rufino, também esteve presente para dar boas-vindas aos professores.FOTO: Semco/Claudio Postay

A subsecretária pedagógica, Patrícia Rufino, também esteve presente para dar boas-vindas aos professores.FOTO: Semco/Claudio Postay


Nesta terça-feira (14), 26 profissionais da educação que atuarão pela primeira vez em Cariacica participaram da Formação para Professores Ingressantes da Rede Municipal de Ensino. As boas-vindas ocorreram no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itaquari. Entre os ingressantes constam pedagogos e professores das disciplinas de Português, Ensino Religioso, História, Educação Física, Ciências Sociais, Ciências, Geografia, Filosofia e Inglês. Eles foram recepcionados pelo prefeito Geraldo Luzia Júnior e epelo secretário interino de Educação, Alberto Mollo. O prefeito salientou que os profissionais recém-chegados ajudarão na tarefa de melhorar a educação. “Temos corrido contra o tempo, mas nossa proposta é melhorar a estrutura, para produzir mais e atender os anseios do saber dos moradores. E cada um dos profissionais aqui presentes têm sua contribuição na formação da sociedade”, afirmou.


O evento apresenta a esses profissionais a política educacional do sistema de ensino de Cariacica e da estrutura pedagógica e administrativa. Vai até o dia 20, sempre das 8h às 12h. Na sexta-feira (17), os participantes terão uma atividade externa, de turismo pedagógico. Nela, eles poderão obter informações sobre o município que poderão ser utilizadas em trabalhos de sala de aula.


Uma novidade nesta edição foi a palestra da professora e doutora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Marisa Terezinha Rosa Valladares, que falou sobre motivação e valorização da função do professor. Segundo ela, estas questões são fundamentais para que o profissional ingresse mais propenso para receber os desafios. Além de abordar questões pedagógicas, ao longo dos dias, o evento da Seme também abrirá espaço para palestras que envolvem relações interpessoais e questões administrativas como o Estatuto do Magistério (Lei complementar Nº 017/2007), o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (Lei nº.4.442/2006 de 10/01/2006) e informações sobre o Instituto de Previdência de Cariacica (IPC).


Opiniões


ingressando1


Há oito anos como professora de Artes e regente de séries iniciais de Vila Velha, Lady Neia Gama Custódio, 32 anos, está ingressando em Cariacica para atuar como pedagoga na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Augusta Tavares, do bairro Jardim Botânico. Estreante na função e na rede do município, Lady está bem disposta para aprender o novo. “Aqui é tudo novidade pra mim, seja na função ou na interação com o corpo técnico. Mas uma coisa é certa: meu objetivo é aprender e atuar na mediação e auxílio entre professores e alunos”, comentou, satisfeita.


 

 

 

ingressando2


 

Outra novata na educação de Cariacica é Denise Meirelles Muniz, 40, que lecionará Educação Física na Emef Euvira Benedita Cardoso da Silva, em Novo Brasil. Moradora de Vitória, Denise traz uma bagagem de cinco anos de atuação no Estado como professora contratada. “Estou ansiosa para conhecer o sistema municipal. O que mais me chamou atenção foi a importância que a Secretaria de Educação dá em sempre capacitar os profissionais da educação”, contou.


 

 

Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Marcelo Pereira