"Faixa Viva" em Campo Grande aborda motoristas e pedestres sobre importância da faixa de segurança
Por Marcelo Pereira, postado em 06/03/2017
Fotos Marcelo Pereira
Quem passava pela Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, ficou mais consciente de noções de boa convivência entre motoristas e pedestres. Na manhã desta segunda-feira (6), agentes municipais de trânsito abordaram passantes e condutores sobre a importância de usar a faixa sinalizada no momento de atravessar as vias. A ação "Faixa Viva" aconteceu na altura da rotatória da Caixa.
No local, os profissionais auxiliavam os pedestres a atravessar a faixa, principalmente idosos e pessoas com deficiência. "O pedestre deve caminhar na calçada e sempre utilizar a faixa para acessar o outro lado da via. Em locais que não contam com semáforo, a preferência é do pedestre e os veículos devem dar passagem a ele, parando antes da faixa", explicou o agente Pereira, coordenador da ação. Ele também alertou sobre o risco de se caminhar utilizando smartphones. "A distração com redes sociais é um perigo tanto para quem conduz carro quanto para quem está a pé. A dica para o caminhante é manter-se parado se tiver que usar o aparelho", reforça.
Uma câmera tagarela emitia avisos sonoros sobre a ação.
O fluxo na avenida não foi interrompido para as abordagens. A proposta da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) é fazer semanalmente essas ações educativas em outros pontos da cidade.