Detentos do semiaberto de Tucum ajudam na limpeza da cidade
Por Marketing, postado em 10/01/2014
![“Dá orgulho trocar o uniforme do presídio pelo uniforme de trabalhador da prefeitura”, diz reeducando durante o serviço.FOTO:](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/psc_parceria.jpg)
“Dá orgulho trocar o uniforme do presídio pelo uniforme de trabalhador da prefeitura”, diz reeducando durante o serviço.FOTO: Semco/Claudio Postay
Pela primeira vez, a Prefeitura realiza parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para utilização de mão de obra de detentos do Presídio Semiaberto de Cariacica (PSC), os chamados reeducandos. Os trabalhos já começaram e estão sendo executados com a limpeza da orla de Porto de Santana. Além de pessoal próprio, a Secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) conta, inicialmente, com 20 homens que cumprem pena no PSC, localizado no bairro Tucum. A capina e a varrição de toda a extensão da avenida Vale do Rio Doce e do calçadão na margem da baía de Vitória, em Cariacica, começaram na quarta-feira (9) e vão até o fim deste mês. O projeto prevê o envio de um total de 80 homens, contratados para serviços de limpeza pública, assistência social e serviços gerais da prefeitura.
Inicialmente, a parceria com a Sejus será mantida pelos próximos seis meses e os serviços serão levados a outros bairros da cidade, com capina e varrição das principais ruas e avenidas do município, além de trabalhos na Secretaria de Assistência Social (Semas), como reforma, pintura, instalação de rede de água e de esgoto e auxílio nas tarefas em geral. “Nesse primeiro momento, os reeducandos estão prestando serviço voluntário, mas está em curso o convênio com a Sejus, permitindo a remuneração pelo trabalho. O dinheiro irá para uma conta. Parte será liberada para uso da família do preso, e a outra parte será liberada quando o detento ganhar a liberdade”, disse José Mansur, assessor técnico de Gabinete da prefeitura, responsável por executar a implantação do projeto em Cariacica.
A partir desta segunda-feira (13) chegarão mais 20 presos. “Eles ajudarão na realização das tarefas em conjunto com a Semset na orla de Porto de Santana”, explicou Eduardo Lovo Schmidt, gerente de limpeza da secretaria. De acordo com a secretária da Semset, Ana Flávia Ferron, essa parceria com a Sejus foi uma decisão do prefeito Geraldo Luzia Júnior. “É a primeira vez que está sendo feita a utilização do serviço de presos reeducandos na prefeitura”, disse. Além de uma oportunidade de trabalho, a medida visa a combater a discriminação do preso na retomada do convívio com a sociedade. A cada três dias trabalhados é reduzido um dia de pena dos detentos. Os presos trabalham das 7h às 16h, com intervalo de uma hora para almoço a partir de meio-dia, de segunda a sábado.
A pedido da assessoria da Sejus, os reeducandos não serão identificados na matéria. Abordado durante o trabalho, um grupo que atuava na capina deixou as enxadas de lado por um momento e relatou a satisfação de poder trabalhar. “Dá orgulho trocar o uniforme do presídio pelo uniforme de trabalhador da prefeitura”, comentou um deles. Outros lembraram já ter realizado esse tipo de serviço, como detentos, para a iniciativa privada. Segundo eles, é uma oportunidade de aprendizado, experiência e reflexão sobre o passado e as perspectivas futuras. Os presos foram unânimes em dizer que o trabalho tornará mais fácil conseguir um emprego quando deixarem a cadeia.
Informações à Imprensa:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira