Cariacica disponibiliza duas mil doses de vacina em Associação de Moradores de Itacibá

IMG_2042

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará duas mil de vaciona no posto volante montado na Associação de Moradores de Itacibá



A Secretaria de Saúde disponibilizará nesta terça-feira (07), a partir da 8 horas, duas mil doses de vacina contra a febre amarela em um posto volante montado na Associação de Moradores de Itacibá, próximo a antiga Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Terfina Rocha Ferreira. A Prefeitura estará vacinando em postos móveis durante toda a semana. Além disso, 22 unidades de saúde vão continuar imunizando a população do município, distribuindo 150 senhas por dia.

A Secretaria de Saúde de Cariacica vacinou 16 mil pessoas durante o mutirão contra a febre amarela realizada neste sábado (4), no estádio Kleber Andrade. Esta marca superou em 60% o público esperado, que era de 10 mil pessoas. Ao todo, 500 profissionais trabalharam na ação na triagem, vacinação, organização e distribuição de senhas, segurança, entre outros.

Ao todo, o município já imunizou 53,3 mil pessoas. Lembrando que foram obedecidos os protocolos do Ministério da Saúde que estipularam num primeiro momento a vacinação de viajantes e num segundo instante o bloqueio cautelar da área rural. A estratégia de imunização continuará a ser implementada até que toda população seja alcançada.

Nesta terça-feira(07) a vacinação segue em 22 unidades de saúde (relação abaixo) com distribuição de 150 senhas/dia. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Das 13h às 15 horas a vacinação nas unidades seguem o calendário das de rotina, aplicadas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O município realizará outros três mutirões. No sábado 11(Dia D da Vacinação), no Kleber Andrade, e nos dias 18 e 25.

Um diferencial apresentado no mutirão realizado no Kleber Andrade no último sábado foi o atendimento especializado para idosos, com uma Clínica Médica montada no local para atender a este público. Desta forma, as pessoas com mais de 60 anos que foram se vacinar e não possuíam laudo médico puderam providenciar o laudo e saber se estaria ou não apta ser imunizadas. Este serviço foi oferecido apenas durante o mutirão, mas não é rotina nas unidades de saúde.

Cariacica já recolheu 13 macacos mortos e encaminhou amostras dos tecidos deles para a Sesa que, por sua vez, os encaminhou para análise de laboratório para identificar se a morte desses animais foi causada pela febre amarela. Até agora, apenas um deu resultado positivo para o vírus da doença na forma silvestre.

Confira a lista de Unidades de Saúde que vacinarão durante a semana

Alto Lage
Bela Aurora
Bela Vista
Cariacica Sede
Graúna
Itapemirim
Itaquari
Jardim Botânico
Mucuri
Nova Brasília
Novo Brasil
Nova Canaã
Nova Rosa da Penha I
Operário
Oriente
Padre Gabriel
Porto de Santana
Rio Marinho
Valparaíso
Santa Bárbara
São Francisco
Santa Fé