Mulheres são homenageadas em ação na Praça de Campo Grande
Por Jovana Mazioli Saccani, postado em 07/03/2017
![IMG_2342](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/03/IMG_2342-300x200.jpg)
"As mulheres sofrem com a discriminação e uma homenagem bonita como está é importante para nos sentirmos prestigiadas"
Os moradores que passaram pela manhã desta terça-feira (07) na Praça de Campo Grande foram surpreendidos com a distribuição de um bolo, de dois metros, apresentações musicais, entregas de informativos sobre nutrição e saúde da mulher, além da distribuição de flores para as mulheres que passavam pelo local. A ação faz parte das homenagens que a Prefeitura, por meio do Projeto Viver Mulher, preparou para o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
Além de flores, as mulheres presentes ao evento também receberem brindes, em sorteio, com produtos e serviços oferecidos por empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas de Cariacica, parceira da Prefeitura na ação junto ao Rotary Club de Cariacica.
“Estamos celebrando as conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres ao longo da história, mas também querendo que a data não só sirva para homenagear as mulheres do município, mas também para que continuemos a lutar pela igualdade em todos os setores da sociedade”, ressaltou Laís Silva, Coordenadora dos Direitos da Mulher.
Barracas com produtos da Economia Solidaria também foram montadas no local para prestigiar o evento, que contou com a apresentação das bandas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilário Vieira da Silva e a do congo, da Apae.
Músicas
As músicas tocadas pela banda escolar agradaram a dona de casa Jéssica da Penha Nico, de 29 anos, e sua filha Júlia, de três anos, que sentaram em um dos bancos da praça para ouvirem os acordes dos instrumentos tocados pelos alunos da Emef.
“Minha filha adora ouvir a banda e a prefeitura caprichou na homenagem que está fazendo ao público feminino. As mulheres sofrem com a discriminação, e muitas delas também com a violência física e emocional, e uma homenagem bonita como está é importante para nos sentirmos prestigiadas. Eu e Júlia estamos adorando”, comentou Jéssica.
A banda de congo da Apae também embalou os presentes com músicas coreografadas pelos internos do instituto e levou os presentes à ação a dançarem na praça.
O evento também contou com a presença da primeira dama de Cariacica e presidente do Rotary Clube, Nabila Furtado Oliveira, de representantes dos conselhos de Igualdade Racial, Conselho do Negro, do Direito da Mulher, além de associados ao CDL. Representantes de instituições que atendem mulheres em situação vulnerável distribuíram panfletos explicando sobre onde as mulheres podem buscar apoio e tirar dúvidas.
Emancipação
“Queremos dar voz às mulheres para que elas aumentem, ainda mais, sua representação na sociedade. Faz 107 anos que começou a luta pela emancipação da mulher, mas ainda estamos lutando para eliminar o preconceito”, destacou a gerente de Política de Promoção da Igualdade Racial, Adriana Silva.
Na quarta (8), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a programação da Prefeitura será realizada no Faça Fácil. A partir das 9 horas será realizada uma exposição de vídeos e varal de ideias. Também haverá atendimento voltado à saúde, como: aferição de pressão, exame de glicemia, informações sobre tabagismo e bem-estar feminino. Os participantes também contarão com o atendimento do projeto Cariacica Saudável.