Secretaria de Saúde realiza ações nos abrigos de crianças e adolescentes -

Profissionais da Semus atualizaram o cartão de vacinas das crianças e adolescentes acolhidos pelos abrigos municipais.FOTO: Semco/Claudio Postay

Profissionais da Semus atualizaram o cartão de vacinas das crianças e adolescentes acolhidos pelos abrigos municipais.FOTO: Semco/Claudio Postay


Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) constituída por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, vacinador e assistente social visitou três abrigos municipais de Cariacica durante esta semana. Por meio de consulta com clínico geral, avaliação nutricional e atualização do Cartão da Criança ou do Adolescente, o objetivo da secretaria é fazer o diagnóstico da saúde do público acompanhado pelos programas sociais da Prefeitura e encaminhar essas pessoas para o atendimento médico necessário.


A iniciativa de fazer ações de saúde nos abrigos de crianças e adolescentes é apenas um pontapé inicial. Ela faz parte de um plano especial de atenção a meninos e meninas em situação de abrigamento. A força-tarefa envolve, além da Semus, as secretarias municipais de Educação (Seme), Assistência Social (Semas) e Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).


Nesta quinta-feira (09), a visita foi à Casa de Acolhida I, administrada pela Instituição Adventista de Educação e Assistência Social Este Brasileira (Adra). Lá, são recebidas meninas entre 12 a 18 anos incompletos, acolhendo, atualmente, 10 pessoas. Durante a visita, a adolescente J.S. colocou suas vacinas em dia. Ela opinou dizendo que é mais agradável receber esses profissionais no próprio abrigo. “Com a vacinação, eu me sinto mais protegida”,declarou.


A coordenadora da instituição, Cristiane dos Santos Boasquives, elogiou a atividade. “A ação dá maior agilidade na resolução das questões de saúde envolvendo os abrigados”, avaliou.




Informações à Imprensa:
Texto:Verônica Aguiar
Jornalista responsável:Marcelo Pereira