Alunos realizam exposição em homenagem a Romero Britto e surpreendem artistas
Por Marketing, postado em 27/06/2014
Fotos Claudio Postay
Os traços firmes e as cores marcantes das obras do pintor brasileiro Romero Britto encheram os olhos de quem compareceu à I Exposição de Arte da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, no bairro Aparecida. Artistas plásticos locais, moradores da região, vereadores, deputados e até o prefeito foram conferir as 40 telas com as releituras produzidas pelas crianças da unidade. A exposição fica aberta para a comunidade até a próxima terça-feira (1).
As pinturas, em formatos e tamanhos variados, foram realizadas pelos alunos do 8º e 9º ano e preencheram todo pátio da escola. Deslumbrado, o secretário municipal de Educação, Alberto Mollo, ganhou duas das telas produzidas e ressaltou a importância de estabelecer projetos assim na região. “Tenho um carinho e cuidado muito especial com esta escola. Por estar em uma região de risco social, é essencial garantir a cidadania dessas crianças e uma das principais ferramentas para isso é a cultura”, apontou.
A aluna Maria Beatriz da Costa, 13 anos, pintou sozinha um dos quadros e ajudou os colegas em outras telas. Ela conta que vai sentir saudades do clima dos últimos dois meses, quando estavam produzindo o material. “A gente conhecia o trabalho do Romero Britto só por nome. Eu não tinha noção da quantidade de obras que ele tinha. Eu já gostava de desenhar, com as novas técnicas que aprendi, pretendo continuar pintando e quem sabe até me tornar uma artista famosa”, revela.
O projeto foi idealizado pelo professor de Artes, José Carlos Oliveira, em conjunto com a equipe pedagógica da unidade. Ele já havia trabalhado com propostas parecidas em outras escolas, mas conta que se surpreendeu com o resultado. “Os estudantes ficaram muito envolvidos com o trabalho, desde o início dentro da sala de aula até o dia da inauguração. Foi algo que envolveu outras disciplinas, não ficou só durante os horários das aulas de artes”, explica.
Alunos também fazem bonito na música
Além das releituras de Romero Britto, os alunos da Emef Arthur da Costa e Silva se destacaram também no campo musical. Paralelo à exposição, o professor formou e ensaiou um coral com alunos e servidores. Eles cantaram na inauguração da mostra e emocionaram uma das convidadas, a estudante de Artes, Walkíria Venâncio. “As apresentações foram incríveis, dá para sentir que há muito talento nessas crianças, por isso é tão importante os educadores não deixarem de dar atenção à Arte”, destaca.
A diretora da escola, Sara Machado, conta que esta foi a primeira exposição da escola, mas confessa que já pensa em repetir o sucesso em novos eventos. “Com todo o envolvimento que teve na escola inteira, não dá para dizer que não vamos fazer outros. Pretendemos não só organizar novas mostras, como também visitar exposições de outros artistas”, disse.