Primeira etada do Projeto Ocupação Social alcançou 1008 jovens em Cariacica
Por Marlon Marques, postado em 17/03/2017
Fotos Claudio Postay
O Projeto Ocupação Social, promovido pelo Governo do Estado com apoio da Prefeitura tem por objetivo identificar e ofertar as várias soluções para o grave problema de desigualdade social e, principalmente de violência, que atinge diariamente jovens em situação vulnerável nos bairros mais carentes do Espírito Santo. A primeira etapa do projeto foi a Pesquisa Jovens Fora da Escola, desenvolvida entre novembro de 2015 e junho de 2016, que ouviu jovens entre 10 e 24 anos que não estavam na escola.
Em Cariacica, os bairros percorridos por este censo foram Flexal II, Nova Esperança, Nova Rosa da Penha e Castelo Branco, nos quais 1008 jovens foram ouvidos. Os dados coletados revelam que estes jovens tem, em média, renda familiar per capita de apenas R$ 294,52. Na vida escolar, 75,5% já reprovou pelo menos uma vez e 6,6% não sabe ler. Além disso, 80% destes jovens são negros. Um relatório com estes dados e outras informações foi entregue na tarde desta sexta-feira (17) pelo secretário de Estado de Direitos Humanos Júlio Pompeu ao prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, o Juninho, na secretaria de Desenvolvimento Social de Cariacica.
O próximo passo do projeto é, com base nessas informações, implementar ações que vão mudar a vida destes jovens dando a oportunidade de conquistarem melhores condições de vida. Segundo o secretário Júlio Pompeu, não se trata de uma fórmula única ou uma ação específica, mas um conjunto de ações que podem contribuir com a mudança deste panorama. "É complexo. Não é simples como apenas oferecer capacitação profissional se, por exemplo, onde esse jovem mora não há vagas ou mercado para aquele tipo de habilitação. Também é preciso trabalhar o direito à educação, esporte, cultura e lazer", comentou.
O prefeito Juninho colocou à disposição os equipamentos públicos da cidade nos bairros em que haverá estas ações bem como os serviços municipais, técnicos e servidores da Prefeitura de Cariacica para atender às demandas do projeto. "Esta pesquisa foi realizada com um grupo de jovens que está distante das ações do poder público. É importante eles se verem neste projeto, sentirem-se parte e condutores disso", analisou o prefeito.
O primeiro bairro que receberá uma ação será Flexal II, onde os jovens terão oferta de qualificação profissional. Além disso, o projeto irá ofertar oficinas culturais, qualificação para empreender, microcrédito, encaminhamento profissional entre outros.