Dia do Circo é comemorado com palhaços e brincadeiras em escola de Cariacica

IMG_4392 copiar

Garotada do Cmei Erenita Rodrigues Trancoso, em Itacibá, se diverte com os artistas do Projeto Criart



A tarde desta segunda-feira (20) promete ser de muita alegria e brincadeiras para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Erenita Rodrigues Trancoso, em Itacibá. Em comemoração ao Dia Nacional do Circo, celebrado no próximo dia 27, os artistas do Projeto Criart, desenvolvido pelo palhaço Mandioquinha, apresentarão o espetáculo para os alunos da escola municipal. Os estudantes do turno matutino assistiram, logo cedo, a apresentação circense e a diversão foi garantida.

Palhaços, equilibrista e malabarista arrancaram gargalhadas e aplausos das crianças. Durante a atividade cultural, os artistas interagiram com os alunos, abordaram temas como educação ambiental, coleta seletiva do lixo e preservação da água.

IMG_4553 copiar

A pedagoga Elizangela Nascimento valoriza o momento cultural no ambiente escolar 



A pedagoga Elizangela Nascimento de Oliveira, que trabalha na unidade escolar no turno matutino, analisa a importância deste momento cultural para a aprendizagem dos alunos. Ela conta que temas relacionados ao circo estão sendo trabalhados com as crianças. “Eles estão aprendendo, dentro de uma proposta pedagógica, o perfil dos personagens do circo, a não utilização dos animais e o cotidiano nos artistas. Hoje é um dia especial pois muitas destes meninos e meninas não têm acesso a esse tipo de entretenimento”, destacou.

O idealizador do Projeto Criart, Lucivaldo Siqueira de Souza, o palhaço Manquioquinha, enfatizou sua alegria e satisfação em realizar a apresentação na escola ao ver a reação dos pequeninos. “Ver os olhinhos das crianças brilhando não tem preço. Nosso objetivo é levar alegria e diversão, além de mostrar a elas que não podemos jogar lixo nas ruas e nem desperdiçar água”, revela o artista.

O projeto Criart existe há três anos e conta com apoio de voluntários e moradores do bairro Nova Rosa da Penha. Lucivaldo conta que o projeto, de cunho social, além de ensinar as técnicas e arte circense, tem o objetivo de formar cidadãos. “Conversamos muito com nossos alunos sobre a importância de educação e da cultura. A nossa maior recompensa é ouvir dos pais dos nossos alunos sobre a mudança no comportamento dos filhos”.

Cento e vinte crianças frequentam o projeto e participam de aulas de dança, balé, violão e oficina de técnicas circenses (perna de pau, malabares e monociclos). Os encontros acontecem às terças e quartas-feiras, das 8 às 17 horas.

Mais comemoração

O Dia Nacional do Circo é cDSC_0052omemorado no dia 27 de março e outras unidades escolares do município já realizaram ou estão programando atividades diferenciadas para lembrar a data, como as escolas municipais Cleilza Amaral Vaz, José Luis Araújo, Maria Jardelina dos Santos e Tarcílio Montanari.

O mundo circense, inclusive, foi tema da comemoração do aniversário de oito anos de inauguração do Cmei Abílio Luiz Fagundes, em Jardim de Alah. A equipe pedagógica preparou uma grande festa que contou com a presença de alunos e pais.

Confira aqui a galeria: