Presidente Michel Temer recebe pedidos do prefeito de Cariacica
Por Marlon Marques, postado em 24/03/2017
Fotos Divulgação
Cariacica tem se notabilizado por ser uma das cidades em solo capixaba com equilíbrio das contas públicas e, também por isso, provocado atração de novas empresas, geração de emprego e renda para a população. Em tempos de crise, este cenário é para ser comemorado. Porém, mesmo com uma gestão eficiente, a cidade vem perdendo poder de investimento e, para conseguir manter o município no rumo do desenvolvimento sustentável, o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, compôs uma comitiva com outros quatro prefeitos para conversarem com o presidente da república, Michel Temer.
O encontro, realizado nesta quinta-feira (23), em Brasília, teve como base a discussão de uma pauta municipalista, ou seja, um pedido por mais condições e autonomia dos municípios em termos de recursos, que hoje, ficam em menor percentual para as cidades em detrimento do Estado e da União. Uma carta foi entregue com os pontos essenciais a serem considerados.
Entre os pedidos, Juninho aproveitou para pontuar sobre investimentos em infraestrutura, destacando a importância da duplicação da BR-262 e a construção da EF-118, conhecida como Linha Férrea Litorânea Sul, dois corredores logísticos que ampliariam a vocação logística já destacável de Cariacica. A saúde também foi tema do assunto infraestrutura, quando ressaltou ao presidente a importância de investimentos em saneamento básico, área que a cidade possui um déficit acima de 50%.
Outro ponto sensível para o Espírito Santo e seus municípios foi a extinção, em 2012, do Fundo de Desenvolvimento de Atividades Portuárias – Fundap. De lá para cá, várias cidades do Espírito Santo sofreram com perdas de receita e em Cariacica não foi diferente, acumulando queda de receita de mais de R$ 50 milhões apenas do Fundap. Além disso, promoveu impactos importantes na receita de Imposto Sobre Serviços (ISS), com menor movimentação e esvaziamento da área retroportuária. Sendo assim, um projeto de ressarcimento para os municípios do Estado foi um dos principais pedidos da comitiva em Brasília.
Além do prefeito Juninho compuseram a comitiva os prefeitos de Linhares – Guerino Zanon, de Ibatiba – Luciano Salgado-Pingo, de Mimoso do Sul – ÂngeloGuarconi e de Jerônimo Monteiro – Sérgio Fonseca.