Escola comemora 40 anos com festa e homenagens

IMG_3675

Pais, alunos e comunidade comemoraram os 40 anos da escola.



Uma grande festa e muitas homenagens marcaram as comemorações dos 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marília de Rezende Coutinho, em Santa Cecília. O evento foi prestigiado por pais, estudantes, professores e comunidade, além de ex-alunos e funcionários da unidade de ensino.

Para tornar esta data ainda mais especial, os professores e alunos, durante todo o mês de março, desenvolveram atividades de resgate da história da unidade escolar. Foram produzidos cartazes com imagens e informações relacionadas ao período de sua fundação. A diretora Úrsula Cândida Rola, que está na gestão da escola há dois anos, conta como o trabalho foi realizado.

“Há 40 anos a escola Marília de Rezende vem educando crianças e ajudando a construir um mundo novo. Os alunos produziram acrósticos, paródia e uma linha do tempo com fotos antigas e ainda conversaram com ex-professores e ex-funcionários, que nos contaram fatos e episódios que fazem parte da nossa história”, ressalta a diretora Úrsula.

IMG_3498

Alunos contam histórias que aconteceram na escola nas últimas quatro décadas.



Os trabalhos foram apresentados durante a festa de comemoração, realizada na manhã do último sábado (25). Na ocasião, as crianças participaram de uma peça teatral que narrou os principais fatos ocorridos na escola desde a sua fundação, em 1977. Elas usaram roupas da década de 1970 e foram trocando o figurino até chegar os dias atuais.

Além da participação dos estudantes, o ponto alto do evento foi a homenagem aos ex-funcionários e professores. Dentre os homenageados estão a ex-diretora Lindalva Rodrigues, que atuou na gestão da escola por 13 anos, a ex-professora Odete Delunardo, que trabalhou na unidade de ensino por cerca de 30 de anos, além de ex- secretaria, ex-merendeiras e outros.

Para a professora Roberta Alves da Costa, de 34 anos, que atualmente leciona para os alunos da turma de 1º ano, participar deste momento traz muita alegria e boas memórias, pois foi na Emef Marília de Rezende que aprendeu a ler e escrever.

IMG_3439

Roberta curtiu a festa ao lado do filho Nicolas, de 4 anos.



“Vivemos momentos de muita emoção. Fui alfabetizada nesta escola e hoje participo da alfabetização dos alunos que aqui estudam. Amo meu trabalho e sou feliz por lecionar. Sempre que ando pelos corredores da escola é impossível não lembrar a minha infância. Quando concluí minha graduação em Pedagogia, passava em frente à escola e tinha o desejo de trabalhar aqui e, hoje, participar desta comemoração me traz muita felicidade”, conta, emocionada, a professora.

Segundo a diretora, a escola permanecerá decorada com as atividades produzidas pelos alunos, além de exposição de objetos utilizados na época da inauguração. A diretora promete que a data fará parte do calendário interno da escola para ser também comemorada nos próximos anos.

História

A Emef Marília de Rezende Coutinho foi fundada no dia 7 de março de 1977, atendendo, na época, a um desejo da comunidade de Santa Cecília e bairros vizinhos. No início, quatro salas de aula atendiam as turmas de 1ª a 4ª série. Atualmente, 340 alunos estão matriculados nas turmas de 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino. A escola conta com 22 professores e 34 funcionários.

Durante os 40 anos de existência, a escola desenvolveu inúmeros projetos. Neste ano letivo, parte do projeto pedagógico da escola está relacionada a abordagem de temas como infância, meio ambiente, negritude, diversidade sexual e mulheres, por meio do projeto “Direitos Humanos: Nossa Voz Conta!”.

Veja a galeria de fotos:

646fa65a-8024-4205-9722-f4cefdbe6535IMG_3685  IMG_3571IMG_3482 IMG_3487 (1) IMG_3588 IMG_3623 (2) IMG_3693 IMG_3704 (1)