Contação de histórias encanta alunos da Emef Ferdinando Santório

IMG_8785 copiarUm passaporte para o mundo do conhecimento e da fantasia. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferdinando Santório, em Vila Capixaba, embarcaram nessa viagem e deram asas à imaginação durante as sessões de contação de histórias realizadas nesta quarta-feira (12), nos turnos matutino e vespertino.

Os contos foram narrados pela contadora de histórias Tiana Magalhães, integrante do grupo Chão de Letras, que, para despertar o interesse da garotada, utilizou adereços e fantasias, garantindo a interação dos alunos com a atividade. Cerca de 400 estudantes, das turmas de 1º ao 5º ano, acompanharam atentos a narração das histórias: "A descoberta da Joaninha", de Bellah Leite Cordeiro; "O boi, a vaca e o bolo", de Lucia Reis; “A Aposta”, de Tatiana Belinky; e outras.

IMG_8831 copiarA contadora Tiana destaca que os principais objetivos da atividade é despertar a imaginação dos alunos e incentivar o gosto pela literatura. “Procuramos fazer com que as crianças vivenciem, de forma saudável, a fantasia por meio de uma aprendizagem lúdica. É uma prática que valoriza a imaginação e a afetividade, que são aspectos importantes para o desenvolvimento de novos conhecimentos”, declara.

A atividade foi organizada pela bibliotecária Paula Cezatti, em conjunto com os professores, pedagogos e coordenadores da unidade de ensino. Paula acredita que a leitura e a contação de histórias estimulam o potencial criativo das crianças e o prazer pela leitura.

IMG_8780 copiar“Entendo que é um trabalho gradativo. Além deste momento, desenvolvemos outras atividades que buscam despertar no aluno o hábito da leitura, como o concurso de poesia e sempre procuro incentivá-los a conhecer o acervo de livros infantis que temos em nossa biblioteca”, conta.

A bibliotecária ressalta que a ação faz parte dos trabalhos pedagógicos realizados pela escola em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril, data de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato.