Atividades lúdicas e recreativas para estimular desenvolvimento escolar

IMG_8901 copiarRisos, euforia e muita diversão marcaram a quarta-feira (12) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antero José do Nascimento, em Vale dos Reis. Isso porque os alunos participaram de atividades voltadas para a arte e o esporte. Durante a ação, eles aprenderam técnicas desportivas como vôlei e basquete, participaram de rodas de capoeira e desenvolveram outros exercícios com foco no movimento e na socialização.

A ação faz parte do projeto “Circuito Lúdico-Recreativo”, desenvolvido pela equipe da Gerência de Educação Integrada (GEI) da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que tem como proposta apresentar ao aluno um novo formato de aprendizagem com uso de metodologias que permita ao estudante aprender brincando, tornando o cotidiano escolar mais dinâmico e criativo.

IMG_8870 copiarA equipe da GEI se dividiu em cinco estações, explorando os espaços da quadra esportiva e o auditório da unidade escolar. Os monitores desenvolveram as atividades com auxílios de cones, cordas, bambolês, bolas de vôlei, handebol, basquete, entre outros instrumentos.

O circuito lúdico foi elaborado especialmente para os alunos das turmas de 1º ao 5º ano, dos turnos matutino e vespertino, que participaram ainda de oficinas de origamis e disputaram jogos de perguntas e respostas sobre a história e cultura de Cariacica.

A gerente de Educação Integrada da Seme, Flávia Mendes, destaca a relevância do projeto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “A educação enquanto processo de instruir e de repassar conteúdos para assegurar a formação do indivíduo, vem evoluindo para um novo método, e nos convoca a uma série de reformulações. Como profissionais da área de educação, precisamos atender esse novo formato de ensino. Isso é fazer uma educação integral, desenvolver a criança em todas as suas dimensões, seja intelectual, físico, emocional, social e cultural”, ressalta Flávia.

IMG_8942 copiar

A diretora da Emef Antero José do Nascimento, Daniela Barbosa Netto, destaca a importância deste momento para a aprendizagem dos estudantes. “É uma excelente oportunidade de instigar a atenção do aluno e fazer com que ele aprenda de forma lúdica e recreativa”, destacou Daniela.

O professor de Educação Física e coordenador do turno matutino da unidade escolar, Anderson Silva, aprovou o projeto e acredita que a proposta do circuito, com a utilização de métodos recreativos, pode ser trabalhada pelos professores durante o dia a dia dos estudantes.

IMG_8906 copiar“É uma ação que agrega muito no aprendizado, na coordenação motora e na habilidade física dos alunos. É um modelo a ser seguido e vamos utilizar em nossas práticas de ensino”, afirmou Anderson.

De acordo com o coordenador do Projeto Semearte, João Vita, ações como estas serão desenvolvidas em outras escolas do município ao longo do ano. O coordenador destaca que analisa a possibilidade de ampliar as atividades propostas e buscar parcerias com as comunidades e também com outras instituições.