Escolas promovem semana de incentivo à leitura em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

Os livros são a porta para o conhecimento e um convite ao mundo da imaginação. E como forma de inserir os alunos neste encantado universo da literatura infantil, as escolas da rede municipal de ensino de Cariacica irão desenvolver, ao longo desta semana, atividades variadas de incentivo à leitura. A ação faz parte das comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta terça-feira, 18 de abril, data de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Contação de histórias, releituras de livros e apresentações teatrais estão programadas para serem realizadas nas unidades de ensino. A bibliotecária Ronilda Soares de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage, conta que as atividades farão com que os alunos sintam-se motivados pela leitura e desenvolvam o hábito de ler, tanto na escola quanto em casa.

“É uma forma de mostrar aos estudantes o quanto a leitura traz benefícios para os estudos e para a vida. Queremos mostrar a eles que, por meio da leitura, temos a oportunidade de adquirir novas culturas e melhorar o desempenho nos estudos”, destaca Ronilda, que fará uma apresentação teatral da música “Emília”, de Baby do Brasil, aos alunos de 1º ao 5º ano da Emef Jocarly Gomes Salles, nesta terça (18) e quarta-feira (19).

A gerente de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Adriana Pereira de Almeida, acredita que a leitura contribui significativamente para o aprendizado dos alunos, e destaca a importância das ações promovidas pelas escolas do município. “Não basta apenas ensinar a ler e escrever, é necessário formar leitores, ou seja, criar o hábito da leitura em nossos alunos. Para isso, é importante colocá-los em contato com os mais variados gêneros textuais, uma vez que a leitura aumenta a capacidade interpretativa, ativa o raciocínio e amplia o conhecimento sobre diversos assuntos”, acrescenta Adriana.

Emef Laurinda Pereira do Nascimento
Nesta terça-feira (18), os alunos da Emef Laurinda Pereira do Nascimento, em Vila Graúna, embarcam numa viagem imaginária por várias culturas. Apresentações teatrais de clássicos da literatura infantil, danças e contação de histórias fazem parte da programação do evento, que está sendo organizado pela bibliotecária Maria Giovana Soares, em parceria com os professores e pedagogos da escola. As atividades terão início pela manhã, a partir das 10 horas, e os estudantes assistirão a uma apresentação de dança e capoeira, desenvolvida pelos alunos do 4º ano. Já no turno vespertino, a partir das 13 horas, haverá apresentação musical e contação de histórias infantis, além da encenação da peça teatral “A caixa de leitura”, produção adaptada pela bibliotecária Giovana.

Emef Ayrton Senna
Também nesta terça-feira, na Emef Ayrton Senna, em Vista Mar, acontece a abertura do projeto “Maleta Viajante”, que tem o objetivo de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e a produção de texto. De acordo com a pedagoga Consuelo de Castro Schumacher, a proposta da atividade é que cada estudante leve a maleta da leitura, que contém um livro de história, lápis de cor e exercício, para casa e desenvolva a tarefa com os pais ou responsáveis.

Emef Ângelo Zani
Os alunos da Emef Ângelo Zani, em Mucuri, farão, na próxima quinta-feira (20), a releitura do livro Valentina, do escritor brasileiro Márcio Vassalo, que conta a história de uma princesa simples que não se identifica com o luxo e a beleza das princesas clássicas. A atividade faz parte de um projeto pedagógico desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa Rosa Maria Drzesky Kich, que ainda irá confeccionar, junto com os alunos, bonecas com materiais recicláveis.

CMEI João Colombo
O projeto “Quem conta, encanta” fará parte da rotina dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Colombo, em Presidente Médice, durante esta semana. Um espaço de leitura foi caprichosamente preparado para que as crianças de 4 e 5 anos da unidade de ensino infantil possam dar asas à imaginação. De acordo com a diretora do Cmei, Renata Lopes do Nascimento, os alunos irão participar de peças teatrais e desenvolver outras atividades com base nos clássicos infantis do escritor Monteiro Lobato.

Emef Orlando Moreira de Lima
Na próxima quinta-feira (20), os alunos da Emef Orlando Moreira de Lima, em Itapemirim, irão participar do lançamento do projeto “Leitura e cidadania: uma parceria para a vida!”, que faz parte do projeto institucional da unidade de ensino para este ano letivo. Além disso, os estudantes terão um momento de bate-papo com o escritor capixaba Sérgio Blank, além de exposição de trabalhos e encenação da peça teatral do conto infantil “O menino que foi ao Vento Norte”, da artista e escritora Bia Bedran.