Espetáculo denuncia preconceito a nordestinos

Um povo que sustentou e sustenta o Brasil e muitas vezes é mal recebido por onde passa. O espetáculo de dança-teatro "Ser(Tão)" denuncia o preconceito enfrentado por nordestinos país afora. A montagem do coletivo artístico Emaranhado fará apresentações gratuitas em Cariacica de sexta a domingo. A estreia será na praça Marechal Deodoro, em Cariacica Sede, nesta sexta (22), às 18h30. Depois segue para o Shopping Moxuara, Flexal II e Nova Brasília.

A peça foi contemplada com recursos no valor de R$ 10 mil da Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). "Há uma presença de destaque de nordestino no Espírito Santo e, muitas vezes, eles enfrentam situações de discriminação pela cultura e pelo jeito de ser. A peça mostrará o quanto, às vezes, estamos tão imbuídos de preconceito que certos fatos de racismo passam despercebidos com os habitantes dessa região tão rica culturalmente", sintetiza o diretor geral da montagem, o ator Maicom Souza.

O grupo irá fazer memória das desventuras do povo do Nordeste, relembrando a viagem do retirantes fugindo da seca e as dificuldades de adaptação nas grandes cidades. "Por meio do canto, da dança e da performance cênica, vamos fazendo um paralelo do que foi enfrentado pelo nordestino no passado e a postura contemporânea do que é necessário mudar", ressaltou.

A peça faz parte de uma trilogia iniciada em 2015. A opção por apresentações na rua, ao ar livre, para deixar mais evidente os efeitos do caos urbano na tradição do Nordeste.

Serviço:

Espetáculo  Ser(Tão) do Coletivo Emaranhado.

Concepção: Coletivo Emaranhado. Direção geral: Maicom Souza. Direção artística: Léia Rodrigues.  Com Dori Sant'Ana, Elaine Vieira, Maicom Souza e Ricardo Reis.

Apresentações: nesta sexta (22), às 18h30, na Praça Marechal Deodoro em Cariacica Sede às 18h30; sábado (22),  às 14h, no Shopping Moxuara, Rodovia BR-262, Km 5, Santo André; sábado (22), às 18h, na Praça da Liberdade (em frente à UPA), em Flexal II; domingo (23), às 18h, no Shopping Moxuara e às 20h30, na Praça Darly Soares, Nova Brasília. 

Quanto: gratuito.