Semana da Economia Solidária de Cariacica acontece de 8 a 12 deste mês

A Semana da Economia Solidária de Cariacica promete trazer muitas novidades nessa área. Entre os dias 8 e 12 deste mês, serão realizadas: exposições de produtos em uma feira, entrega de equipamentos e palestras para discutir o tema. A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc) com o apoio da Rede Cariaciquense de Economia Solidária (Rede Sol), da Faculdade Faesa e do Serviço Nacional da Economia Solidária (Senaes).

As atividades fazem parte das ações do Dia Municipal da Economia Solidária, celebrado neste domingo (7). Por isso, durante toda a semana (de 8 a 12), será realizada uma feirinha de produtos artesanais. A feira promoverá a arte, o artesanato e a culinária de Cariacica e dará aos pequenos empreendedores a oportunidade de apresentar produtos artesanais à cidade.

Além da exposição de produtos na feira, o evento contará com o Encontro Municipal da Economia Solidária. O encontro acontecerá na quarta (10), das 8 às 11 horas, no Campus da Faesa, em Alto Lage. Durante a reunião, o Senaes promoverá a entrega de vários equipamentos que irão contribuir com o desenvolvimento desse setor na cidade.

Dentre os produtos doados estão: datashow, notebook, computadores, estabilizador, leitor de código de barras, impressora de código de barras, caixa registradora, impressoras multifuncionais, máquina fotográfica, veículo, tenda, barracas para feira, kit de som e TV de led.

No encontro haverá também um bate-papo com Normeliana Santana, representante da Cáritas Brasileira (regional ES), que explicará o que é e a importância da economia solidária. A representante da Rede Sol, Maria Antônia Moura, falará do case de sucesso da Casa Sol. A casa tem como princípio: coletivismo, cooperativismo, associativismo, autogestão, inclusão e promoção de desenvolvimento social.

Na Casa Sol estão reunidos o Banco Sol, o Projeto Cadeia Produtiva da Bananeira e o Fundo Rotativo das Mulheres Sol. Dentro da Casa, assim como no banco, o Fundo Rotativo é um agente de fomento econômico, porém com o objetivo de estimular as mulheres da comunidade a conquistarem renda e aumentarem sua autoestima, dignidade e oportunidades.

“Nossa proposta é valorizar o trabalho e a arte da pessoas que atuam na economia solidária para promover geração de renda para as famílias”, destacou Marisa Moreira de Assis Prado, Gerente de Economia Solidária do Idesc.

Serviço:
Semana da Economia Solidária

Feira de Economia Solidária no saguão da Prefeitura
Data: 8 a 12/05
Horário: das 12 às 18h

Encontro Municipal de Economia Solidária 
Data: 10/05
Local: Auditório da Faesa
Horário: 8h - Café da manhã dos empreendimentos solidários
8h30 - Cerimônia de entrega dos equipamentos adquiridos por convênio federal
9h - Palestrantes: Normeliana Santana, Cáritas Brasileira - Regional/ES e Maria Antônia                                                                 Moura, Redesol
11h - Encerramento