Crianças aprendem sobre importância das cores na arte e na cultura
Por Fabiani Araujo, postado em 03/05/2017
Fotos Claudio Postay
Animação, criatividade e muita fofura marcaram a abertura do projeto “Eu e as cores do mundo”, desenvolvido com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Alzira Maria de Jesus, no bairro Aparecida. Com tintas e pincéis nas mãozinhas, as crianças fizeram uma festa de cores e encantaram pais e professores.
O projeto será desenvolvido na unidade de ensino no decorrer do ano letivo e, dentre as atividades, as crianças farão releituras de obras de artistas plásticos como Romero Britto, Jackson Pollock, Vik Muniz e Tarsila do Amaral. Na abertura, que aconteceu na tarde da última quinta-feira (27), as crianças apresentaram uma prévia das tarefas que serão realizadas em sala de aula.
Com muita empolgação, os alunos da turma de 2 anos, da professora Márcia Souza Franco, abriram as apresentações com uma coreografia da música “Coloridos”, de Paulo Tatit e Sandra Peres, dupla musical infantil do Palavra Cantada. Eles usaram tambores e batuques confeccionados, durante as aulas, com desenhos que simbolizam a arte do artista Romero Britto.
Em seguida, foi a vez das crianças de 3 anos, da professora Cláudia Guterres Rodrigues, esbanjarem simpatia desfilando com camisas estilizadas e pintadas pelos alunos sobre a obra “Fetiche de Pregos”, de Vik Muniz. Já a turma de 2 anos, da professora Flávia da Silva Dettmann Beltrane, apresentou uma coreografia ensaiada sobre a obra “Auto-retrato”, de Tarsila do Amaral.
O encerramento do evento ficou por conta da animação das crianças da turma de 3 anos, da professora Maria das Graças Ferreira Lopes, que colocaram as mãos nas tintas e fizeram a mistura das cores, inspirados nas obras do artista plástico Jackson Pollock.
A empolgação e criatividade da criançada deixaram os pais orgulhosos com o desempenho dos filhos. A dona de casa Kelly Aline Souza Barbosa, mãe do João Guilherme, de 2 anos, ficou encantada com as apresentações. “O Cmei está de parabéns pela iniciativa! Estou muito feliz em saber que esse tipo de atividade possibilita o crescimento intelectual e social do meu filho”, revela.
A arte possibilita o desenvolvimento do senso crítico e da sensibilidade. A pedagoga Milena de Almeida Reis destaca que o objetivo do projeto é promover, junto às crianças, o desenvolvimento da autonomia, criatividade e gosto pelas artes. “No ambiente escolar, desde muito pequenas, as crianças aperfeiçoam e adquirem novas experiências. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. Neste processo de aprendizagem, ela exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e sentir as coisas”, explica.
O projeto tem a proposta de fazer com que as crianças explorem meios de expressões artísticas, utilizando materiais alternativos como sucatas, caixas de papelão, jornais e revistas. Além disso, a pedagoga Milena destaca que as crianças irão aprofundar o conhecimento de cores, linhas, formas através de atividades lúdicas e desenvolver a oralidade, interação e concentração, entre outros aprendizados.
Confira a galeria de fotos:
O projeto será desenvolvido na unidade de ensino no decorrer do ano letivo e, dentre as atividades, as crianças farão releituras de obras de artistas plásticos como Romero Britto, Jackson Pollock, Vik Muniz e Tarsila do Amaral. Na abertura, que aconteceu na tarde da última quinta-feira (27), as crianças apresentaram uma prévia das tarefas que serão realizadas em sala de aula.
Com muita empolgação, os alunos da turma de 2 anos, da professora Márcia Souza Franco, abriram as apresentações com uma coreografia da música “Coloridos”, de Paulo Tatit e Sandra Peres, dupla musical infantil do Palavra Cantada. Eles usaram tambores e batuques confeccionados, durante as aulas, com desenhos que simbolizam a arte do artista Romero Britto.
Em seguida, foi a vez das crianças de 3 anos, da professora Cláudia Guterres Rodrigues, esbanjarem simpatia desfilando com camisas estilizadas e pintadas pelos alunos sobre a obra “Fetiche de Pregos”, de Vik Muniz. Já a turma de 2 anos, da professora Flávia da Silva Dettmann Beltrane, apresentou uma coreografia ensaiada sobre a obra “Auto-retrato”, de Tarsila do Amaral.
O encerramento do evento ficou por conta da animação das crianças da turma de 3 anos, da professora Maria das Graças Ferreira Lopes, que colocaram as mãos nas tintas e fizeram a mistura das cores, inspirados nas obras do artista plástico Jackson Pollock.
A empolgação e criatividade da criançada deixaram os pais orgulhosos com o desempenho dos filhos. A dona de casa Kelly Aline Souza Barbosa, mãe do João Guilherme, de 2 anos, ficou encantada com as apresentações. “O Cmei está de parabéns pela iniciativa! Estou muito feliz em saber que esse tipo de atividade possibilita o crescimento intelectual e social do meu filho”, revela.
A arte possibilita o desenvolvimento do senso crítico e da sensibilidade. A pedagoga Milena de Almeida Reis destaca que o objetivo do projeto é promover, junto às crianças, o desenvolvimento da autonomia, criatividade e gosto pelas artes. “No ambiente escolar, desde muito pequenas, as crianças aperfeiçoam e adquirem novas experiências. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. Neste processo de aprendizagem, ela exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e sentir as coisas”, explica.
O projeto tem a proposta de fazer com que as crianças explorem meios de expressões artísticas, utilizando materiais alternativos como sucatas, caixas de papelão, jornais e revistas. Além disso, a pedagoga Milena destaca que as crianças irão aprofundar o conhecimento de cores, linhas, formas através de atividades lúdicas e desenvolver a oralidade, interação e concentração, entre outros aprendizados.
Confira a galeria de fotos: