Portal Cariacica agora está disponível para Iphones e Ipads
Por Marketing, postado em 27/12/2013
![Aplicativo Portal Cariacica oferece interação entre moradores e prefeitura em tempo real. FOTO: Semcon/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/portalti-1.jpg)
Aplicativo Portal Cariacica oferece interação entre moradores e prefeitura em tempo real. FOTO: Semcon/Claudio Postay
O Portal Cariacica, aplicativo criado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI), para agilizar e ampliar o contato do contribuinte com a administração municipal, ganhou um upgrade de alcance. No ar há quase três meses, agora tem sua versão adaptada para aparelhos que utilizam sistema operacional IOS, como Iphones e Ipads. Há 20 dias também foi criado versão para tablets que funcionam com o sistema Android.
Desta maneira, mais pessoas terão acesso aos serviços implantados com o aplicativo, resolvendo dúvidas, reclamações, solicitações e sugestões, encaminhadas na hora e local em que surgirem. Lembrando que o diferencial é a utilização de imagens para o registro. O próprio aplicativo dá a opção de anexar uma foto feita na hora ou acessar imagens da memória do aparelho.
Desde a sua criação, o Portal Cariacica já registrou cerca de 200 solicitações, em sua maioria enviados para Ouvidoria. O sistema também traça um perfil dos serviços mais solicitados. No momento, recondicionamento de vias, limpeza de galerias de esgoto, terrenos baldios e obras irregulares. A maior parte dos usuários utilizam o aplicativo entre quinta e sábado, principalmente dos bairros Itacibá, Campo Grande, Operário, Cariacica Sede e Jardim América.
Em 2014, o aplicativo receberá uma nova cara e receberá novas funcionalidades como a Agenda do município, Agência do Trabalhador (relação de vagas na cidade captadas pela Agência), entre outras novidades. Também será lançado o Portal Cariacica WEB, a mesma aplicação que hoje existe para Smartphones e tablets para a internet convencional. O link de acesso ficará no site da Prefeitura, a fim de atender a população que não possui dispositivos móveis e façam uso através de computadores portáteis ou desktop.
Baixe o aplicativo nas lojas online dos sistemas operacionais de seu aparelho ou por meio dos QR Codes abaixo.
Android
![qrcode2](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/qrcode2.png)
Mais informações no link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.es.cariacica.portalcariacica
IOS
![qrcodeios](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/qrcodeios.jpg)
Mais informações no link:
https://itunes.apple.com/br/app/portal-cariacica/id778611902?mt=8
Objetivo
O objetivo do portal é dar velocidade de resposta à comunidade que, em tempo real, poderá enviar à Prefeitura registros de melhorias que espera do poder público. Um buraco na rua, problemas com sinalização nas vias, carros estacionados em local indevido, possíveis focos de dengue e registros de barulho para o Disque Silêncio são exemplos de serviços que podem ser requeridos.
Além de reclamações, a população terá, de maneira ágil, acesso ao Portal da Transparência, às mídias sociais da Prefeitura, como Facebook, Youtube e Twitter, e acesso às notícias do site institucional. Outros serviços online também estarão concentrados no portal, como Alvará Web, certidões, Imposto Sobre Serviços (ISS), nota fiscal eletrônica e uma lista de telefones úteis da administração.
Como utilizar
Para utilizar a ferramenta, o cidadão poderá baixar o aplicativo de maneira fácil e gratuita na loja eletrônica relacionada ao seu aparelho. Usuários de sistemas Android devem procurar na Google Play e usuários do sistema IOS devem procurar na Apple Store, pelo nome “Portal Cariacica”.
Após instalado, o usuário que quiser entrar em contato com a administração só precisará acessar o Portal e navegar por suas funcionalidades. Um ícone com o brasão do município é a porta de entrada. Depois, os ícones Reclamações, Dúvidas, Sugestões, Solicitações, Ouvidoria, Notícias, Portal da Transparência e Serviços Online direcionam o usuário.
O diferencial do sistema são as fotos. No momento em que solicitar qual serviço necessita e for encaminhá-lo, o cidadão terá a possibilidade de anexar uma imagem feita no mesmo momento ou que esteja no arquivo de seu aparelho.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira