Cariacica participa de reunião emergencial para tratar dos impactos das chuvas no Estado

Áreas rurais de Cariacica afetadas pelas chuvas também receberão atenção do governo estadual para recuperação. FOTO: Semco/Lucas Calazans

Áreas rurais de Cariacica afetadas pelas chuvas também receberão atenção do governo estadual para recuperação. FOTO: Semco/Lucas Calazans


Representando o município, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, compareceu à reunião emergencial convocada pelo governador Renato Casagrande com os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Espírito Santo (Codes) para tratar dos impactos das chuvas que atingem o Estado há mais de duas semanas. A intenção foi apresentar um diagnóstico dos trabalhos já realizados pelo Governo do Estado em relação à ajuda humanitária nos municípios mais afetados.


Ainda foram revistas ações articuladas das cidades com o objetivo de levantar possíveis intervenções para recuperação do Estado. O repasse do Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional, é de mais de R$ 6 milhões para o Espírito Santo. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), no Palácio Anchieta, em Vitória. Além de inúmeros prefeitos, estiveram presentes representantes da bancada federal, do Poder Judiciário e de entidades das classes empresariais e trabalhadoras.


Sobre Cariacica, o prefeito Juninho destacou que uma das medidas necessárias não é só fazer projetos mas executá-los de forma consistente. “Já temos um convênio com o Governo do Estado para direcionar os trabalhos necessários a fim de diminuir os impactos que os rios Formate e Marinho têm provocado junto à população cariaciquense e de Vila Velha. Precisamos também sensibilizar o Poder Judiciário para que os esforços sejam somados e tenham resultado. Se tivéssemos autorização judicial de iniciar a obra nas proximidades de Araçatiba, as coisas não tinham chegado ao ponto que ocorreu no dique, onde desembocam as águas dos rios Marinho, Jucu e Formate”, ressaltou. Ele lembrou ainda que a cidade conta com uma região rural importante, envolvendo as comunidades de Roda D’Água e de Duas Bocas, e que elas devem ser levadas em conta quando houver intervenções nas estradas que cortam o campo.


Área rural do Espírito Santo
O secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, explicou que cerca de 40% da área rural do estado foi afetada pelas enchentes. Segundo ele, a partir da próxima semana, os estragos já poderão ser contabilizados para que as ações sejam estruturadas na resolução dos problemas. A previsão de auxílio aos produtores com maquinários nas propriedades será, aproximadamente, no dia 10 de janeiro.


Barragem de Duas Bocas
O nível de água na barragem de Duas Bocas, em Cariacica, que está sob monitoramento da Cesan e da Defesa Civil Estadual, está sob controle. A informação é da Cesan. Na última terça (24), houve risco de elevação de água na barragem. Equipes da Defesa Civil municipal reuniram-se com a comunidade local e explicaram os riscos e plano de contingência em caso de enchentes no local.




Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira