Filarmônica Jovem de Cariacica faz concerto de estreia com peça inédita no Brasil
Por Marcelo Pereira, postado em 08/05/2017
Fotos Lucas Calazans
Após dois meses de criação e uma programação extensa de ensaios, a Banda Filarmônica Jovem de Cariacica (BFJC), sob regência do maestro Frances Serpa, faz seu concerto de estreia com uma peça inédita no Brasil. O grupo executa a obra "Amazonia", do compositor americano Chad Taylor, escrita em 2014. A apresentação é nesta quarta-feira (10), às 20h, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, com entrada gratuita.
O grupo sinfônico conta com 65 músicos. A formação é composta por instrumentos de sopro (flautas, oboés, fagotes, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, trompas, euphoniums e tubas) e percussão. Além da peça inédita de Taylor, o programa traz ainda obras de compositores contemporâneos como Frank Erickson (1923-1996), L. Vaughan Williams (1872-1958), Henry Mancini (1924-1994), Larry D. Daehn e Robert W. Smith.
O formato do projeto da BFJC é inédito no Espírito Santo e tem como autor o maestro Frances Serpa, que realiza um trabalho voluntário. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult), que tem dado apoio ao grupo, cedendo o Centro Frei Civitella para os ensaios semanais, toda quarta-feira, das 19h30 às 21h. O grupo sinfônico é formado por adolescentes, jovens e adultos em sua maioria moradores de Cariacica, mas também vindos de Vitória, Vila Velha, Serra, Viana e outras cidades.
O maestro
A carreira de Serpa inclui formação em trompete pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e graduação em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de mestrado em Regência na Andrews University, em Michigan, nos Estados Unidos, atuando como trompetista principal da Wind Symphony e maestro assistente de 2013 a 2015 na mesma instituição. Mesmo com toda essa bagagem, ele preferiu fazer um outro caminho ao retornar ao Brasil. Não se mudou para grandes centros como Rio e São Paulo, normalmente mais atrativos a quem milita na área de música erudita. Preferiu permanecer no Estado, ao se sentir desafiado. "Escolhi Cariacica pois gosto de desafios. É a minha cidade e um berço de muitos talentos musicais. Tive oportunidades em outros Estados quando voltei do exterior, mas ir para um grande centro neste momento não me faria realizado, sem sequer ter feito uma mudança significativa em minha própria cidade e em meu Estado", explica o maestro morador de Santa Fé, atualmente ministrando aulas de Artes na Emef Talma Sarmento de Miranda, em Campo Grande.
O projeto
Em março deste ano, Serpa lançou o projeto de formar uma banda sinfônico. Pediu apoio à Semcult pois necessitava de um
amplo espaço para ensaio e foi para as redes sociais, convocar os músicos. Contou também com o auxílio de seus colegas músicos.
amplo espaço para ensaio e foi para as redes sociais, convocar os músicos. Contou também com o auxílio de seus colegas músicos.
Houve quem achasse delírio da parte dele. Afinal, que jovens iriam responder a um chamado que incluía formação intermediária de música e predileção por instrumentos nada corriqueiros como oboé, fagote, tuba? A resposta foi surpreendente: mais de 200 inscritos apareceram. O número foi tão grande que houve necessidade de se fazer teste de seleção. Para o regente, era prova de que o que não falta é artista que quer uma oportunidade, músico que quer um palco para mostrar o seu talento.
O esforço e a dedicação dos músicos chamou a atenção de Serpa. "A maioria deles, digo mais de 90%, nunca tinham tocado em um grupo sinfônico. Não temos aqui essa oportunidade ímpar. Hoje os vejo com orgulho. Eles só precisavam de uma oportunidade para crescer e se aprimorarem", exalta.
O programa
![IMG_6232 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/05/IMG_6232-copiar-1-300x200.jpg)
O Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, foi cedido para os ensaios da Banda Filarmônica na parceria entre o projeto e a Secretaria Municipal de Cultura
O programa de estreia privilegiou obras contemporâneas indo de peças bem populares como "Tema para A Pantera Cor de Rosa", do filme "A Pantera Cor de Rosa" (1963) a trabalhos restritos ao circuito erudito. "O repertório proposto por mim é desafiador e estou surpreendido com a tamanha dedicação de todos. O concerto de lançamento da Banda Filarmônica Jovem de Cariacica será um sucesso! Isto com apenas dois meses de ensaio com um encontro semanal", espera o maestro.
A obra "Amazonia", do americano Chad Taylor, será executada pela Banda Filarmônica pela primeira vez no Brasil e leva os ouvintes para a diversidade de ritmos das tribos indígenas que habitam a maior floresta tropical do mundo.
Futuro
Frances Serpa inscreveu a Banda Filarmônica Jovem de Cariacica no edital 2017 da Lei João Bananeira, a de incentivo cultural da cidade. Ele agora espera a avaliação da comissão julgadora. "O valor é pequeno para um projeto dessa proporção, mas é um começo significativo. Outros municípios sequer possuem incentivo como esse. Cariacica está caminhando corretamente e com visão", argumenta. Caso o recurso seja aprovado, ele realizará aulas instrumentais de formação musical, tendo como prova final um concerto natalino no Centro Cultural Frei Civitella. "Para esse concerto em especial, teremos vários solistas convidados. Também temos outros convites para nos apresentarmos em teatros de outras cidades do Espírito Santo e também em festivais de música", informa. O importante é não parar de ensaiar e tocar.
Serviço:
Concerto de estreia da Banda Filarmônica Jovem de Cariacica (BFJC)
Regência: maestro Frances Serpa.
Quando: nesta quarta-feira (10), às 20h.
Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, 200, ao lado do Supermercados Carone, Campo Grande, Cariacica.
Ingresso: entrada gratuita. Sujeita a lotação da casa: 166 lugares.
Informações: 3346-6345