Secretaria de Saúde alerta sobre a leptospirose em época de chuvas intensas
Por Marketing, postado em 26/12/2013
Em Cariacica, este ano, foram notificados 91 casos suspeitos de leptospirose. Com a chegada da época das chuvas, é maior o risco de se pegar a doença, por isso é necessário ficar atendo aos cuidados e formas de se prevenir em relação à enfermidade.
A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos. Em meio a situações de enchentes e inundações, a urina desses roedores, que está presente em bueiros e esgotos, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Os moradores que entrarem em contato com a água ou a lama contaminada podem se infectar. A bactéria penetra na pele, principalmente se a pessoa tiver algum ferimento ou arranhão.
Os sintomas são: febre, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente na panturrilha. A pessoa infectada também pode apresentar coloração amarelada na pele e nas mucosas. Os primeiros sintomas podem aparecer, geralmente, de sete a 14 dias após o contato.
Quem sentir esses sintomas, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. A referência técnica em leptospirose do município, Cheyla Louback, explicou o que é feito a partir e suspeita de leptospirose. “Se for o caso, o paciente será encaminhado para uma das unidades de saúde de referência de Cariacica para fazer o exame de sangue para o diagnóstico”, indicou. Segundo ela, se for necessário, a pessoa será internada.
As unidades de saúde onde é possível fazer o exame de diagnóstico são as de Bela Aurora, Bela Vista, Jardim América, Porto de Santana, Campo Verde, Cariacica Sede, Nova Rosa da Penha I, e os PAs de Itacibá e o Infantil. A enfermidade tem cura. O tratamento é feito a base de antibióticos, hidratação e suporte clínico.
Limpeza das residências
Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem será necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas com água sanitária, na proporção de 4 xícaras de café deste produto para um balde de 20 litros de água. Depois, enxaguar o ambiente e objetos com água limpa. Todo alimento que teve contato com água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças.
Cuidados contra a leptospirose
- Evite o contato com água ou lama de enchentes. Se for inevitável, permaneça o menor tempo possível.
- Não deixe que crianças nadem ou brinquem em ambientes alagados que possam estar contaminados pela urina dos ratos
- Quem trabalha na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de
esgoto deve usar botas e luvas de borracha
- Combata a proliferação de roedores
- Evite acumular lixo em casa
- Evite jogar lixo em valões e terrenos baldios
- Não deixe restos de comidas de animais de estimação expostos
Informações: 3346-6518
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira