Prefeitura de Cariacica é uma das mais transparentes do Brasil
Por Alcione Coutinho, postado em 11/05/2017
Fotos Comunicação PMC
A Prefeitura de Cariacica foi considerada uma das mais transparentes do país. A cidade alcançou a nota máxima, tirou dez, na Escala Brasil Transparente que é uma avaliação anual realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), hoje Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. O levantamento é responsável por expor o panorama da transparência dos governos municipais de todo o país.
A pesquisa foi realizada de forma anônima em todos os municípios do Brasil. Para coletar os dados, os auditores da CGU solicitaram, sem se identificar, informações para os entes públicos. Ao todo, foram quatro perguntas separadas pelos seguintes temas: saúde, educação, assistência social e regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em paralelo, a CGU realizou uma pesquisa no site oficial do município para verificar o cumprimento das normas legais de transparência. Esta é a terceira avaliação realizada pela Controladoria. Dessa vez, a pesquisa aconteceu entre os dias 1º de agosto de 2016 a 30 de novembro do mesmo ano.
O secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares Rocha Junior, comemorou o resultado, fruto de um trabalho contínuo da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont). “Cariacica sempre marcou presença em transparência pública. O município vem trabalhando nos últimos quatro anos para melhorar, cada vez mais, suas ferramentas de acesso à informação”, ressaltou.
Para o secretário, a população está mais próxima do dia-a-dia do serviço público na Prefeitura e bem mais atuante em acompanhar a ações da administração. “Mas não nos contentamos e vamos procurar sempre inovar em prol de que o cidadão tenha um serviço de competência no que se refere à informações sobre gestão pública”, reforçou.
Confira abaixo as ferramentas de acesso à informação e de transparência criadas desde 2013 pela Prefeitura:
1. Criação da secretaria de controle e transparência
2. Criação do Debasp (Declaração de bens anual do servidor público)
3. Criação e atualização do Portal da Transparência
4. Regulamentação da Lei de Acesso à Informação
5. Criação do De Olho na Obra (mostra o andamento das obras)
6. Implantação do e-Sic (Serviço eletrônico de informação ao cidadão)
7. Criação do conselho Municipal de Transparência (1ª cidade no Estado)
8. Criação da Ouvidoria geral, da Ouvidoria no seu bairro e o e-Ouvidoria (serviço eletrônico de ouvidoria)
9. Regulamentação da Lei Anticorrupção
10. Criação do programa Você na Prefeitura, que leva o cidadão aos setores administrativos
A pesquisa foi realizada de forma anônima em todos os municípios do Brasil. Para coletar os dados, os auditores da CGU solicitaram, sem se identificar, informações para os entes públicos. Ao todo, foram quatro perguntas separadas pelos seguintes temas: saúde, educação, assistência social e regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em paralelo, a CGU realizou uma pesquisa no site oficial do município para verificar o cumprimento das normas legais de transparência. Esta é a terceira avaliação realizada pela Controladoria. Dessa vez, a pesquisa aconteceu entre os dias 1º de agosto de 2016 a 30 de novembro do mesmo ano.
O secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares Rocha Junior, comemorou o resultado, fruto de um trabalho contínuo da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont). “Cariacica sempre marcou presença em transparência pública. O município vem trabalhando nos últimos quatro anos para melhorar, cada vez mais, suas ferramentas de acesso à informação”, ressaltou.
Para o secretário, a população está mais próxima do dia-a-dia do serviço público na Prefeitura e bem mais atuante em acompanhar a ações da administração. “Mas não nos contentamos e vamos procurar sempre inovar em prol de que o cidadão tenha um serviço de competência no que se refere à informações sobre gestão pública”, reforçou.
Confira abaixo as ferramentas de acesso à informação e de transparência criadas desde 2013 pela Prefeitura:
1. Criação da secretaria de controle e transparência
2. Criação do Debasp (Declaração de bens anual do servidor público)
3. Criação e atualização do Portal da Transparência
4. Regulamentação da Lei de Acesso à Informação
5. Criação do De Olho na Obra (mostra o andamento das obras)
6. Implantação do e-Sic (Serviço eletrônico de informação ao cidadão)
7. Criação do conselho Municipal de Transparência (1ª cidade no Estado)
8. Criação da Ouvidoria geral, da Ouvidoria no seu bairro e o e-Ouvidoria (serviço eletrônico de ouvidoria)
9. Regulamentação da Lei Anticorrupção
10. Criação do programa Você na Prefeitura, que leva o cidadão aos setores administrativos