Prefeito de Cariacica discute ações com equipe de Vila Velha para minimizar impactos das cheias do rio Marinho

Prefeitomarinho1

O prefeito Geraldo Luzia Junior reuniu com o prefeito interino de Vila Velha, Rafael Favatto, para discutir sobre a ligação entre os rios Formate e Marinho. FOTO: Semco/Lucas Calazans


Em estado de alerta, a prefeitura de Cariacica tem estudado ações que possam minimizar os impactos das chuvas que afetam à população. Neste intuito, durante a manhã do último sábado (21), o prefeito Geraldo Luzia Junior reuniu com o prefeito interino de Vila Velha, Rafael Favatto, para discutir sobre a ligação entre os rios Formate e Marinho. Participaram do encontro equipes técnicas dos municípios, além das autoridades municipais e estaduais e representantes da comunidade de Caçaroca.


Atualmente, o rio Formate desemboca no rio Marinho, próximo à comunidade de Caçaroca, em Cariacica. A situação resulta em alagamentos nos bairros das duas cidades. “O objetivo foi chegar a um denominador comum, na qual ambas as partes estivessem de acordo. Agora, começamos a aumentar a barragem em Caçaroca para proteger as famílias de Cariacica e de Vila Velha que se encontram ao longo do rio Marinho”, explicou o prefeito.


No entanto, a prefeitura de Cariacica estará em alerta para que a intervenção não prejudique os demais moradores ao longo do manancial já que existirá um acúmulo de água na vazão do rio. Para isso, de acordo com o prefeito, a gestão municipal estará junto à comunidade observando. “Deixaremos um equipamento da prefeitura de prontidão para que a vazão da água do Formate no Marinho não prejudique ninguém, mesmo havendo o aumento da barragem”, considerou.


Visita



Em Cariacica, além dos atendimentos às famílias vítimas das chuvas, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e da equipe da Defesa Civil, técnicos da Secretaria de Obra (Semob) tem percorrido com o prefeito Juninho algumas áreas de maiores riscos. Na ocasião, os profissionais observaram o contexto com o intuito de encontrar soluções.
Uma das áreas visitadas foi a região de Porto de Santana. No local, há riscos de deslizamentos. A situação tira o sossego dos moradores que residem abaixo da ribanceira, como é o caso de Martinha Guimarães Carneiro, 46 anos, que teve a garagem invadida pela terra.


Durante a visita, o prefeito solicitou ao engenheiro civil Gilson Calegari Filho, da Semob, para pesquisar meios que possam solucionar ou amenizar a situação do local. Ele aproveitou também para orientar os moradores. “O bem material pode ser recuperado mas a vida não. Por isso, peço cuidado e que os moradores sigam as orientações da Defesa Civil em caso de risco de deslizamento”, reforçou.


Informações Adicionais:
Texto:Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira