“Misture e Bata”: Maio Amarelo em Cariacica alerta para os perigos de beber e dirigir

IMG_2839 copiar

A ação do Maio Amarelo no Shopping Moxuara será desenvolvida pelas equipes de coordenação e agentes de trânsito



A campanha nacional Maio Amarelo, de conscientização para um trânsito mais seguro, ganhou viés de alerta em Cariacica para os perigos de dirigir depois de beber. O mote “Misture e Bata” irá chamar a atenção da população associando receitas de drinques ao resultado da união entre direção e álcool. A ação é da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), através da Coordenação de Trânsito, e conta com apoio do Detran-ES.

IMG_2845 copiar

Aldiléia (centro), com a filha e o marido, considera que nunca é demais alertar sobre perigo de misturar bebida com direção



Até o fim do mês, quem estiver no Shopping Moxuara, em Santo André, vai se deparar com um veículo danificado numa colisão de trânsito. Nele, em destaque, a receita de um mojito. A iniciativa chamou a atenção da funcionária pública Aldiléia Silva, moradora de Jardim América. “Nunca é demais alertar a população para este perigo. Muitas pessoas ainda acham que nada vai acontecer, que conseguem se controlar, quando, na verdade, nada pode garantir que tudo terminará bem se houver essa mistura de álcool e volante”, ressaltou. Dirigindo há um ano, ela considera que os condutores de veículos devem pensar mais no outro. “Há muita impaciência no nosso trânsito. Essa falta de respeito é uma das causas de muito acidente. Campanhas como essa são muito bem-vindas”, acredita.

 

IMG_2855 copiar

Breno (esq.), Emanuel e Felipe ainda não têm idade para dirigir mas conhecem as regras de um trânsito seguro



Moradores de Itaquari, os amigos Breno Santos, 16 anos, Emanuel Ramos, 15, e Felipe Ribeiro, 15, ainda não têm idade para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mas já estão por dentro das regras de um trânsito mais seguro. “Uma única dose de bebida pode fazer a diferença e terminar em desastre como a campanha quer mostrar para nós. Acho que quem for dirigir não deve beber”, sintetiza Felipe. “Não estamos acostumados a ver esse tipo de ação e de mensagem dentro de um shopping. Isso é top porque a gente fica surpreendido e com certeza não vai esquecer”, elogia Ramos.

Transitolândia

IMG_2869 copiar

Adriana Evangelista, com as filhas Vitória e Ana, gostou da campanha em Cariacica também contemplar as crianças



 

A campanha também contempla as crianças. Enquanto os adultos refletem sobre os perigos do álcool na direção, os pequenos podem se divertir na “Transitolândia”. Um imenso tapete simulando as ruas de uma cidade estão à disposição da garotada que irá percorrer o trajeto em velocípedes. Eles receberão noções básicas de respeito a outros veículos e aos pedestres. A microempresária Adriana Evangelista, moradora de Santana, adorou a estrutura. Suas filhas, Vitória, de 4 anos, e Ana, de 3, já aproveitaram a brincadeira. “É ótimo porque elas se divertem e já passam a se familiarizar com as regras de trânsito e de boa convivência nas ruas desde pequenas”, aponta.

Saiba mais

Dirigir embriagado (não importa a quantidade ingerida da álcool), segundo o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada uma infração gravíssima. O condutor terá suspensa sua CNH por doze meses e será multado em R$ 2930,47.