Cariacica é exemplo na gestão democrática da Educação
Por Marlon Marques, postado em 23/05/2017
Fotos Lucas Calazans
Educadores, diretores e personagens que atuam na educação pública de Cariacica se dedicaram, nesta terça-feira (23), a debater o processo de escolha dos gestores escolares municipais num sinal positivo de continuidade da gestão democrática aplicada na cidade. Mesmo considerada exemplo neste processo, abre a oportunidade dos profissionais discutirem melhorias. A iniciativa foi elogiada pelos participantes, incluindo o palestrante do dia, professor doutor Eduardo Augusto Moscon. O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no Campus Cariacica.
Trazendo experiências estudadas em vários municípios e comparando com a aplicada em Cariacica, o professor apontou que o modelo de gestão, principalmente da escolha dos gestores, realizada em Cariacica, está servindo de exemplo para outras cidades. Ele citou ainda o educador Anízio Teixeira para valorizar a continuidade neste processo. "Anízio falava que a pior coisa para a educação é a descontinuidade e, hoje, quando vemos este evento, com tanta gente participando, vemos que o entendimento e aposta da gestão pública no processo de escolha democrática dos diretores está provocando resultados", disse Moscon.
O encontro contou com dois representantes de cada unidade escolar e do Conselho Municipal de Educação de Cariacica (Comec). Com o tema o Processo de Escolha dos Gestores Escolares do Município de Cariacica: Diálogos e Possibilidades, o seminário buscou debater o processo de escolha dos gestores escolares do município. A iniciativa teve como proposta básica abrir um amplo debate para o tema, uma vez que, as eleições acontecem no fim deste ano. Para as gestoras do Cmei Maria inês, no bairro Liberdade, dar espaço para que os atores que estão na ponta enriquece a discussão.
![Diretora e coordenadora do Cmei Maria inês, bairro Liberdade, se empenham nas melhorias da gestão educacional do município](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/05/IMG_3052-copiar-300x200.jpg)
Diretora e coordenadora do Cmei Maria inês, bairro Liberdade, se empenham nas melhorias da gestão educacional do município
"Quando vemos a possibilidade de participarmos da construção constante que é este processo democrático nos sentimos valorizados. Até porquê somos nós, que estamos dentro do dia a dia, que temos mais a falar e é uma felicidade poder trabalhar no andamento das melhorias. Isso aqui também é parte da formação continuada, valorizando o profissional da educação e, em consequência, mudando para melhor o ambiente educacional para as crianças da nossa cidade", afirmou a diretora da unidade, Patrícia Hansen, em companhia da coordenadora Hudssea Reis.
O vice-prefeito Nilton Basílio analisou o momento e reafirmou o compromisso da administração com o processo democrático da educação e, principalmente, com a participação da comunidade. "A participação da sociedade é um exercício da democracia, um dos pilares da República e, em Cariacica, todos podem e devem cumprir este papel. Precisamos entender, cada vez mais, que todos temos direitos, mas também deveres enquanto cidadão", comentou.
De acordo com o Comec, o seminário segue as determinações do Plano Nacional de Educação, bem como o Plano Municipal de Educação, no que se refere às estratégias de diálogo com a comunidade.