Primeira turma de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos tem início
Por Marlon Marques, postado em 23/05/2017
Fotos Claudio Postay
Parâmetro para liberação do alvará sanitário de empreendimentos que trabalham com alimento em Cariacica, o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos teve início para qualificar funcionários e proprietários e garantir boas experiências aos clientes, com segurança alimentar e padrão sanitário. Conservação correta, estrutura física, controle de pragas, manutenção de equipamentos e higiene pessoal e do local são alguns dos temas abordados. O curso é aplicado numa parceria da Prefeitura de Cariacica, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica, Gerência de Turismo.
Ao todo, a primeira turma conta com 30 profissionais de diversos setores como pizzarias, restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, açougues, entre outros. Quem comanda a qualificação é a nutricionista e consultora do Sebrae Mônica Lopes, que elegeu os equívocos mais comuns no dia a dia de uma cozinha. "Contaminação cruzada pelo uso de utensílios em alimentos diferentes deve ser evitada. O ideal é ter tudo separado, por exemplo, se trabalha com mais de um tipo de carne, ter faca e tábua para cada uma delas", comentou com os alunos.
A iniciativa da Prefeitura foi bem recebida pelos empresários, principalmente pela necessidade do curso para todos os funcionários. Cleuber Luís Fortunato, o Didio, é proprietário do restaurante Pavê e Comê, que sedia o curso. Ele inscreveu oito funcionários e falou da importância desse curso. "Assim teremos os colaboradores capacitados para trabalharem e, por consequência, proporcionarem um melhor serviço para nossos clientes. Quem vier terá confiança e segurança", afirmou Didio.
Jair Francisco Ramos também se inscreveu no curso. No ramo há 30 anos, está empregado como chapeiro de uma pizzaria em Campo Grande e reconhece a necessidade do curso. "No dia a dia vemos alguns equívocos que precisam ser mudados. O cliente tem que ver uma bela apresentação no prato e se sentir bem com aquele alimento, pois queremos que ele volte. Portanto, fazer tudo com carinho e toda a atenção é nossa função".
O gerente de Turismo de Cariacica, Paulo Silveira,confirmou que esta é apenas a primeira turma. Trabalhadores e empresários do setor alimentício que tiverem interesse já podem procurar à gerência para se cadastrarem para a próxima qualificação. O telefone para contato é 3354-5106.